Encontros Regionais do Coletivo dos Funcionários de Escola percorrem todo o estado até julho


A iniciativa, organizada pelo Departamento dos Funcionários, que está sob a coordenação da diretora Sonia Solange Viana, foi definida durante o Encontro Estadual do Coletivo de Funcionários de Escola do CPERS, realizado recentemente.

Durante os encontros serão abordados assuntos de interesse dessa parcela significativa da categoria como a importância da formação, através do ProFuncionário, direitos dos(as) funcionários(as) de escola, saúde do trabalhador(a) e assédio moral. Também será destacado a necessidade de exigir do governo a realização de concurso público, tendo em vista o alto grau de adoecimento da categoria, que sofre das mais variadas doenças adquiridas pelo acúmulo de trabalho e desvios de função, e a demanda nas escolas. Serão abordados ainda os avanços na carreira, o combate à terceirização e o respeito ao artigo 37 da Constituição para acabar com a precarização da relação de trabalho que hoje se expressa nos contratos.

Além disso, serão apresentadas pela assessoria jurídica do CPERS, as sérias consequências que a Reforma da Previdência representa para os(as) funcionários(as) e demais trabalhadores(as).

Haverá ainda debate sobre a difícil conjuntura enfrentada no país, no Rio Grande do Sul e na América Latina com o avanço das políticas neoliberais de estado mínimo.

“Estes encontros são preparatórios para o estadual, com data que vamos definir em breve. É muito importante que todos os funcionários e funcionárias, essenciais no funcionamento das escolas e na luta corporativa e de classes, participem para que juntos possamos fortalecer a nossa justa luta”, destaca Sonia.

Confira o calendário dos Encontros Regionais:

Notícias relacionadas