Encontro Regional movimenta funcionários(as) de escola de Uruguaiana e Alegrete


Após Lagoa Vermelha e Passo Fundo, o núcleo de Uruguaiana recebeu o último Encontro Regional de Funcionários(as) de Escola da semana. Mais de 200 educadores(as) da região e de Alegrete reuniram-se para confraternizar, trocar experiências, aprofundar os conhecimentos sobre seus direitos e discutir a conjuntura estadual e nacional.

“É um orgulho ver tantas colegas juntas, dispostas a dar as mãos para defender nossos direitos e valorizar nosso trabalho em todos os espaços da escola, como educadoras que somos”, afirmou Sônia Solange, diretora do Departamento de Funcionários(as) de Escola do CPERS.

Fortalecer a identidade dos funcionários como educadores de fato, traçar caminhos para a profissionalização e resgatar a história de lutas de quem atua para garantir o bom funcionamento das escolas e, muitas vezes, não é reconhecido por seus próprios pares. São estes alguns dos objetivos dos Encontros Regionais de Funcionários de Escola, que ocorrem até o início de julho em todas as regiões do estado.

Atividades lúdicas, informação e mobilização para a luta são alguns dos atrativos que têm lotado os encontros desde o início das agendas. “Ninguém luta se não sabe pelo que lutar. Conhecer nossa história e nossos direitos é fundamental para avançarmos”, explica Sônia.

A Reforma da Previdência e os ataques à educação em nível estadual e federal também pautam todas as edições do encontro, que contam com a participação do escritório jurídico Buchabqui e Pinheiro Machado.

As mobilizações marcadas para os próximos dias ganham destaque. No dia 3, próxima segunda-feira, a categoria deve cruzar os braços em protesto pelos salários atrasados e congelados, e participar do ato estadual em Porto Alegre. Já no dia 14 de junho, data da Greve Geral, educadores(as) se unem a trabalhadores(as) de todos os segmentos para barrar a Reforma da Previdência.

Confira abaixo o cronograma dos próximos Encontros Regionais e participe!

 

Notícias relacionadas