Nesta quinta-feira (8), ocorreu o terceiro Encontro Regional dos Funcionários(as) de Escola, que reuniu educadores(as) de Palmeira das Missões (40º Núcleo) – anfitrião do evento – Frederico Westphalen (26º Núcleo) e Carazinho (37º Núcleo).
A atividade, aprovada pelo Coletivo de Funcionários(as) da Educação do CPERS, visa debater a valorização desse segmento tão importante para o funcionamento das escolas, bem como fortalecer a luta por valorização, salário digno e respeito.
Análise da conjuntura política atual, situação do IPE Saúde, ataques dos últimos governos contra a categoria, importância do voto em governos e parlamentos que priorizem os educadores(as) e a educação pública, além de informações da assessoria jurídica do Sindicato, foram algumas das abordagens.
A diretora do Departamento dos Funcionários(as) de Escola do CPERS, Juçara Borges, lembrou que o atual governo foi o único que não concedeu reajuste a essa parcela tão significativa da categoria.
“Este governo humilhou os funcionários ao rodar contracheques com um centavo de aumento. E esquece, ou faz de conta que não sabe, que os funcionários precisam sobreviver com um salário base irrisório de R$ 657,97. Não podemos tolerar tamanho desrespeito. Precisamos estar cada vez mais unidos e mobilizados”, afirmou.
A dirigente também ressaltou que o Executivo estadual prioriza a terceirização. “Temos que estar atentos a isso e não reeleger esses que aí estão. Caso contrário, será o fim dos serviços públicos, pois vão entregar tudo para a iniciativa privada”.
Juçara, que também integra o Departamento dos Aposentados(as) do CPERS, convidou a todos para participarem da Marcha dos Aposentados e Ato Pela Educação, que ocorre no próximo dia 13, com concentração em frente ao Sindicato, às 9h.
Voto consciente
Ao fazer a análise sobre o cenário político atual, a tesoureira do Sindicato, Rosane Zan, frisou os inúmeros ataques que os governos atuais infringiram contra a categoria. As Reformas da Previdência e Trabalhista, o falso reajuste de 32% aos educadores(as) e o descaso com os funcionários(as) e aposentados(as) foram alguns dos pontos ressaltados.
A diretora também destacou a importância de defender a democracia e as eleições livres e ainda lembrou da importância do voto. “Este ano será decisivo para o futuro da nossa categoria e dos demais trabalhadores, assim como para a educação pública. Por isso, é fundamental observar em quem votar. Precisamos eleger quem realmente nos defende”.
Rodrigo Sebben, advogado da assessoria jurídica do Sindicato, escritório Buchabqui e Pinheiro Machado, informou e orientou os agentes educacionais sobre questões como o confisco da Previdência, o reajuste de 6% aos servidores(as), o qual não fez diferença no salário dos funcionários(as) de escola, o reenquadramento do Local de Exercício e dos percentuais de insalubridade e as ações judiciais na defesa dos direitos da categoria.
O representante do CPERS no Conselho de Administração do IPE, Antônio Andreazza, destacou a necessária defesa da autarquia para mantê-la pública e solidária, além da garantia de um atendimento de qualidade à categoria.
Luta por valorização, respeito e direitos
“É um momento muito importante de união pelos direitos da nossa categoria. É fundamental estarmos juntos para barrar os ataques dos governos aos nossos direitos históricos. Está nas nossas mãos mudar esse cenário”, pontuou o diretor do 40º Núcleo, Joel da Silva Oliveira.
A diretora do núcleo de Carazinho (37º), Adelia Menezes dos Santos, enfatizou a importância dos funcionários(as). “Sabemos da importância de cada um e de cada uma que está aqui, para a educação pública. Só fazemos uma educação de qualidade se tivermos a valorização de todos. Somos todos educadores e merecemos valorização e respeito”.
“Os funcionários desempenham um papel fundamental tanto nas escolas quanto na vida dos estudantes. Sabemos da importância do trabalho que realizam, por isso, seguimos na luta pela justa valorização”, acrescentou a diretora do Núcleo de Frederico Westphalen, Maria Cleni da Silva.
Os Encontros Regionais de Funcionários(as) de Escola seguem até o mês de outubro, passando por todos os Núcleos do Sindicato. Clique aqui para contatar o seu núcleo e participe!
>> Confira abaixo o cronograma completo dos encontros:
14/09/22
Núcleo sede: Lagoa Vermelha
Núcleos participantes: Lagoa Vermelha / Vacaria
15/09/22
Núcleo sede: Passo Fundo
Núcleos participantes: Passo Fundo / Erechim
21/09/22
Núcleo sede: Santa Maria
Núcleos participantes: Santa Maria / Cachoeira do Sul / Santiago
22/09/22
Núcleo sede: Osório
Núcleos participantes: Osório / Taquara
27/09/22
Núcleo sede: São Leopoldo
Núcleos participantes: Canoas / São Leopoldo / Montenegro
28/09/22
Núcleo sede: Porto Alegre
Núcleos participantes: Porto Alegre (38º e 39º) / Gravataí
28/09/22
Núcleo sede: Santa Cruz do Sul
Núcleos participantes: Santa Cruz do Sul / Soledade / Estrela
29/09/22
Núcleo sede: Guaíba
Núcleos participantes: Guaíba / Camaquã
30/09/22
Núcleo sede: Santo Ângelo
Núcleos participantes: Santo Ângelo / Cruz Alta
04/10/22
Núcleo sede: Pelotas
Núcleos participantes: Pelotas / Rio Grande
05/10/22
Núcleo sede: Bagé
Núcleos participantes: Santana do Livramento / Bagé / São Gabriel
11/10/22
Núcleo sede: Uruguaiana
Núcleos participantes: Uruguaiana / Alegrete
13/10/22
Núcleo sede: Caxias do Sul
Núcleos participantes: Caxias do Sul / Bento Gonçalves / Guaporé