Encontro Regional dos Aposentados reúne cinco Núcleos em Porto Alegre e inicia com a análise da presidente sobre a conjuntura atual


Nesta quarta-feira (18), centenas de educadores reuniram-se no Salão de Atos Thereza Noronha, na sede do CPERS, para participar do Encontro Regional dos Aposentados dos Núcleos 38º e 39º (Porto Alegre), 20º (Canoas), 22º (Gravataí) e 34º (Guaíba).
Na abertura do Encontro, a presidente do Sindicato, Helenir Aguiar Schürer, destacou a importância dos professores e funcionários de escola aposentados na luta pelos direitos da categoria. “A vocês que construíram a grandeza desse Sindicato e as mais belas histórias de luta, só temos a agradecer”, disse.

“Tenho muito orgulho de estar à frente do Departamento dos Aposentados. É muito gratificante ver nossos encontros sempre cheios. Isso demonstra o interesse dos nossos aposentados, sempre dispostos a participar e contribuir com a nossa justa luta. O trabalho que desenvolvemos integra a parte cultural, a política e informações sobre qualidade de vida. Já fizemos teatro, lançamos um livro e agora temos o Desafio da Dança, sempre com significativa participação da categoria”, saudou a diretora do Departamento dos Aposentados do CPERS, Glaci Weber.

Logo após, Helenir fez a análise da conjuntura atual e destacou a importância da resistência dos educadores diante dos ferrenhos ataques dos governos Temer e Sartori, ambos do MDB. “Nós fizemos a luta na época da ditadura, quando era proibido se manifestar. Fomos os protagonistas na redemocratização do país. Mas hoje, infelizmente, vivemos novamente este cenário. Um exemplo é a aprovação do projeto Escola sem Partido em São Lourenço do Sul. É assustador! Por isso, é fundamental fortalecermos nossa resistência”, frisou.

Diante do cenário atual, Helenir ressaltou a necessidade de a categoria estar atenta ao voto nas eleições que se aproximam para que o projeto de estado mínimo defendido por Sartori e sua base aliada não seja reeleito. Observou que quando se fala em projeto, é preciso lembrar que não se trata só de Sartori e estar atento a quem o apoia. “O PP saiu do governo em março. O PSDB, em janeiro. Agora, em época de eleição, vão dizer que saíram porque não apoiam o governo Sartori. Mas se formos no site da Assembleia Legislativa veremos que votaram a favor de todos os projetos do governo que atacam os nossos direitos”, observou.

Helenir observou ainda que o Sindicato tem a obrigação de alertar a categoria quanto aos perigos de eleger aqueles que representam a continuidade do governo atual, mas que jamais irá dizer em quem os educadores devem votar. “Nossa obrigação como formadores de opinião é respaldar a categoria com informações e esclarecimentos. Mas não vamos dizer em quem devem votar. Independente de quem for eleito, temos que fazer a luta. A diferença será se vamos fazer a luta para não perdermos direitos ou se faremos a luta para avançar”, destacou.

As consequências da Reforma do Ensino Médio para os educadores e a educação pública, que está na mira do governo federal e estadual, e o avanço das privatizações também foram abordados pela presidente do Sindicato.

Dando seqüência as atividades do Encontro programadas para a parte da manhã, a advogada, Tatiane Severo Freitas, representando a assessoria jurídica do CPERS, escritório Buchabqui e Pinheiro Machado, falou sobre questões que envolvem o IPE Saúde, o IPE Previdência e direitos dos aposentados. Após a explanação, o público pode esclarecer suas dúvidas.

À tarde, as atividades do Encontro seguem com palestra sobre saúde e a apresentação dos grupos que participam do Desafio da Dança, organizado pelo Departamento dos Aposentados do CPERS.

Fotos: Caco Argemi

Notícias relacionadas