Encontro Regional dos Aposentados em Cachoeira do Sul destaca a importância da luta


Educadores(as) aposentados lotaram o salão da Sociedade Rio Branco em Cachoeira do Sul nesta quarta-feira (23), para o Encontro Regional dos Aposentados. Participaram da atividade professores(as) e funcionários(as) aposentados de escola de Santa Maria (2º Núcleo), Santa Cruz do Sul (18º Núcleo), Santana do Livramento (23º Núcleo), São Gabriel (41º Núcleo) e o Núcleo sede Cachoeira do Sul (4º Núcleo).

“Na trajetória do CPERS, vocês desempenharam e ainda desempenham um papel fundamental na luta pela garantia dos nossos direitos. São exemplo de resistência para as novas gerações. Hoje, vivemos novamente um momento perigoso, onde o governo de Eduardo Leite tenta atacar o nosso plano de carreira e a previdência. Não vamos permitir que nos arranquem nem um direito sequer. Vamos juntos mostrar a força da nossa categoria”, conclamou a diretora do departamento dos aposentados do CPERS, Glaci Weber na abertura do evento.

Durante a atividade os participantes receberam informações sobre o pacote desumano de Eduardo Leite, os projetos relativos a mudanças no Plano de Carreira do Magistério, alterações no Estatuto dos Servidores (Lei 10.098) e Previdência Estadual.

O advogado Marcelo Fagundes, da assessoria jurídica do CPERS, destacou os principais pontos no qual os projetos atacam os educadores. “O governo pretende pagar o piso com o próprio salário do professor, ou seja, tira os triênios e quinquênios e coloca este valor para integrar o piso. O Sartori mandou os educadores buscar o piso na Tumelero, mas Leite faz pior, manda buscar no teu próprio bolso”, conclui Marcelo.

A presidente do CPERS, Helenir Aguiar Schürer, também falou sobre os projetos de Leite. “Nunca em nossa história fomos tão humilhados, com os salários tão achatados. E ainda vem o governador querendo nos enganar, vamos retirar o piso do nosso próprio bolso. É um absurdo mais esse ataque”, destaca.

Pela tarde os Núcleos apresentaram-se no Desafio da Dança, com o ritmo Carimbo. O 4º Núcleo (Cachoeira do Sul) foi o vencedor do dia. 

O Encontro Regional dos Aposentados segue até 27 de novembro contemplando os 42 núcleos do Sindicato. Em abril de 2020 acorrerá o Encontro Estadual dos Aposentados.

Notícias relacionadas