Encontro Regional dos Aposentados do CPERS chega a Guaporé e reafirma a luta por direitos e valorização


Valorizar aqueles e aquelas que fizeram a história do CPERS e fortalecer a luta por direitos. É com este propósito que o Sindicato vem realizando os Encontros Regionais dos Aposentados(as), que nesta quinta-feira (3) chegou ao 3º Núcleo (Guaporé).

A atividade contou com a participação de educadores(as) do núcleo sede e dos núcleos de Bento Gonçalves (12º), Lagoa Vermelha (25°) e Vacaria (30º).

Na abertura do encontro, a presidente do CPERS, Helenir Aguiar Schürer, fez um importante resgate dos ataques aos direitos dos professores(as) e funcionários(as) de escola ao longo dos anos. “A partir dos anos 90 começou um ataque sistemático à nossa profissão. De lá para cá, temos sofrido perdas atrás de perdas, um arrocho salarial nunca visto, entre outras ações que nos retiraram direitos históricos. Essa desvalorização está levando a um possível apagão de professores no Brasil”, alertou.

A diretora do Departamento dos Aposentados(as) do CPERS, Glaci Weber, lembrou do início das atividades desenvolvidas pelo Sindicato em prol dos aposentados. “Antes da nossa gestão os aposentados estavam esquecidos. Desenvolvemos atividades culturais, começando com a poesia, que resultou na publicação de um livro. Também propomos desafios de teatro e dança, sempre com grande participação. Nosso objetivo é o de manter nossos aposentados ativos, informados e juntos exigir a justa valorização”, observou.

A psicóloga Catarina Vanzella e a fisioterapeuta Nathali Rubik ministraram a palestra Envelhecimento Saudável.

Após a explanação, Nathali convidou o público para se exercitar através de exercícios de alongamento.

Para encerrar as atividades da manhã, houve a apresentação do Coral de educadoras do 3º Núcleo (Guaporé).

 Reforma do IPE Saúde e as consequências aos educadores(as)

O encontro também debateu sobre a mais recente maldade do governo Eduardo Leite (PSDB): a reforma do IPE Saúde, que penalizou quem menos ganha e aliviou para os maiores salários.

A diretora do CPERS e representante do Sindicato no Conselho de Administração do IPE, Vera Lessês, ressaltou questões importantes sobre o IPE Saúde, após a aprovação do nefasto projeto. “Se o governador achar que a arrecadação é insuficiente, vai corrigir no ano seguinte, de acordo com o que considerar necessário para equalizar as contas do Instituto. A cada ano, ele poderá tirar mais recursos dos nossos bolsos, pois a lei não está condicionada à reposição salarial anual para nós”, expôs.

Informes e esclarecimentos da Assessoria Jurídica 

A assessoria jurídica do CPERS, representada pelo Escritório Buchabqui e Pinheiro Machado, também esteve presente no evento, explicando e tirando dúvidas sobre as ações em andamento em prol dos direitos dos aposentados(as).

O ponto de maior interesse para o público ficou por conta dos esclarecimentos sobre o julgamento do desconto previdenciário. O advogado da assessoria jurídica do CPERS (escritório Buchabqui e Pinheiro Machado), Marcelo Fagundes, informou sobre a Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI), que está em tramitação no STF. “Acreditamos que será declarado inconstitucional esse desconto. Seguimos na luta para que esses recursos sejam devolvidos a vocês”, afirmou.

Desafio de Danças Folclóricas Internacionais encanta o público 

Nesta edição do Encontro dos Aposentados(as), o ritmo que embalou o Desafio de Danças Folclóricas Internacionais foi a valsa veneziana.

Apresentaram-se os grupos dos núcleos de Guaporé, Lagoa Vermelha e Bento Gonçalves.

O júri que avaliou as apresentações foi composto pelas educadoras Clari de Conto, Maria Cerenita de Mello Gomes, Nelita Gerreira da Costa, pelo secretário de turismo de Guaporé, Odacir Toldi, e pela professora de dança, bailarina e coreógrafa, Estefânia Bocchi.

Guaporé foi o grupo selecionado para a etapa estadual do Encontro dos Aposentados(as).

O evento contou com a presença dos diretores do CPERS, Juçara Borges e Leonardo Preto Echevarria, e dos diretores(as) dos núcleos participantes, Marili Grosselli Toldi (Guaporé), Leonildo da Luz de Moura (Bento Gonçalves), Joarez Antonio Lorenzon (Lagoa Vermelha) e Joara Dutra Vieira (Vacaria). O prefeito de Guaporé, Valdir Carlos Fabris, e a secretária municipal da Educação, Veridiana Tonini, também prestigiaram o Encontro.

>> Confira abaixo as datas e os núcleos que sediarão os próximos encontros: 

Sede: Três Passos
Data: 16/08/2023
Núcleos: Três Passos, Frederico Westphalen, Palmeira das Missões e Três de Maio

Sede: Porto Alegre
Data: 17/08/2023
Núcleos: 38º e 39º Núcleos de Porto Alegre, Guaíba, Canoas e Gravataí.

Sede: Osório
Data: a definir
Núcleos: Osório, Taquara e São Leopoldo

Notícias relacionadas