Encontro Regional dos Aposentados chega aos núcleos de Ijuí, Cruz Alta, Santa Rosa e Santo Ângelo


Aposentados sim, inativos jamais!

Mesmo com todas as dificultadas enfrentadas, resultado das maldades perpetradas pelo governo Eduardo Leite (PSDB), inimigo número um da educação, professores(as) e funcionários(as) de escola aposentados(as), de diversas regiões do estado, participaram do Encontro Regional dos Aposentados do CPERS, realizado nesta quarta-feira (19), em Ijuí (31° Núcleo).

Além do núcleo sede, também participaram da atividade educadores(as) de Cruz Alta (11º), Santa Rosa (10º) e Santo Ângelo (9º).

Durante o encontro, as(os) aposentadas(os) receberam informações sobre a conjuntura política, tanto a nível estadual quanto nacional. Além disso, foram abordadas as ações jurídicas em andamento e dicas sobre cuidados com a saúde mental e física. Para enriquecer ainda mais o encontro, diversas apresentações culturais encantaram a todos.

Na abertura do encontro as Irmãs Madruga do 29º Núcleo (Santiago) embalaram os aposentados(as) com lindas canções.

A diretora do Departamento dos Aposentados(as) do CPERS, Glaci Weber, destacou a importância dos encontros e a influência da música e da dança na vida dessa importante parcela da categoria. “Nosso encontro é de muita luta e mobilização, mas também não podemos deixar de viver. A dança nos faz viver, nos faz renascer, a música também. Desta forma, nossas atrações culturais e nosso desafio de dança são muito significativos para a nossa atividade”, apontou.

Alda Souza, diretora do Departamento de Aposentados(as) e do Departamento de Cultura do Sindicato, fez uma breve análise dos nove anos de Encontros de Aposentados(as) do CPERS, frisando o acolhimento aos educadores(as). “Nosso sentimento é de gratidão. Temos aposentados e aposentadas, que durante nove anos nos acompanharam, nos acolheram e fizeram a luta sempre junto conosco. São sempre esses rostinhos que vemos em frente ao Palácio Piratini, lutando pelos nossos direitos”, afirmou.

“O encontro das aposentadas e aposentados é um dos momentos mais importantes do CPERS Sindicato, além de ser um encontro político e de luta, são momentos de reencontros e arte, daquelas e daqueles que fazem a luta dia a dia, desde sempre. Parabéns”, reforçou o diretor do CPERS, Leonardo Preto Echevarria.

Sergio Antonio Kumpfer, professor de história e secretário de Aposentados(as) e Assuntos Previdenciários da CNTE, realizou a análise da conjuntura política, estadual e nacional. “Após a reforma trabalhista de Temer, começou a mudar a gestão democrática na educação pública, naquilo que é maior, no Fórum Nacional da Educação, no Conselho Nacional da Educação e se começou a retirar a participação civil, a participação das entidades”, destaca Sergio.

Cuidados com a saúde mental e física

Iris Fátima Alves Campos, psicóloga, mestre em educação pela UFRGS, doutoranda na UFSM e professora aposentada, palestrou sobre saúde mental npós-pandemia. “Tem instâncias da vida que a gente tem que agir e não esperar. A saúde mental vai passar pela nossa capacidade de ação.”

A nutricionista, Ana Griep, destacou a importância de uma alimentação saudável. “Todo mundo gosta de pelo menos uma fruta e uma verdura. E nós não somos crianças, mesmo não gostando, temos que consumir, pois, faz bem para a saúde.”

A diretora do CPERS, Sandra Régio, realizou a dinâmica “Dançando com o Nosso Corpo”, colocando os aposentados e aposentadas para mexerem-se com entusiasmo e alegria.

Informações jurídicas

A advogada Daniela Heller, da assessoria jurídica do CPERS, escritório Buchabqui e Pinheiro Machado, explicou o andamento das ações de interesse dos aposentados, entre elas o desconto da previdência. A ação começou a ser julgada no dia 23 de junho, virtualmente, mas foi cancelada. “Foi pedido destaque pelo ministro Luiz Fux, isso significa que não vai ser julgado no plenário virtual, e sim presencial. Então estamos aguardando uma nova data para o julgamento”, explica.

Desafio de Danças Folclóricas Internacionais

À tarde, ocorreu a apresentação dos grupos participantes do Desafio de Danças Folclóricas Internacionais do CPERS. Os grupos selecionados nas etapas regionais, posteriormente, participam da etapa estadual dos encontros.

Os grupos de dança dos núcleos de Cruz Alta (11º), Santa Rosa (10º) e Santo Ângelo (9º) apresentaram-se com o ritmo do bolero e foram avaliados pela mesa de jurados composta por: Renato Golle Casagrande, ator e bailarino, Daniela Markevitz, professora e vice-diretora do 31º Núcleo (Ijuí), Antonia de Fátima Gobo, professora e tesoureira do 31º Núcleo, e Jamília do Nascimento Fernandes, bailarina, professora e coreógrafa.

O grupo vencedor, que está classificado para a etapa estadual, é o do 9º Núcleo (Santo Ângelo).

Participaram também do evento: o diretor do CPERS, Amauri Pereira da Rosa, a diretora do 31º Núcleo, Teresinha Mello, a diretora do 9º Núcleo, Maria Celeste Pereira Ramos Paiva, a diretora do 11º Núcleo, Vera Maria Fischer, e a diretora do 10º Núcleo, Eloisa Maria Womer.

Nesta sexta-feira (21), o núcleo de Erechim será sede para o Encontro Regional dos Aposentados, que também contará com a participação de educadores(as) dos núcleos de Passo Fundo (7º), Soledade (28º) e Carazinho (37º).

 

Notícias relacionadas