Aposentados sim, inativos jamais!
Mesmo com todas as dificultadas enfrentadas, resultado das maldades perpetradas pelo governo Eduardo Leite (PSDB), inimigo número um da educação, professores(as) e funcionários(as) de escola aposentados(as), de diversas regiões do estado, participaram do Encontro Regional dos Aposentados do CPERS, realizado nesta quarta-feira (19), em Ijuí (31° Núcleo).
Além do núcleo sede, também participaram da atividade educadores(as) de Cruz Alta (11º), Santa Rosa (10º) e Santo Ângelo (9º).
Na abertura do encontro as Irmãs Madruga do 29º Núcleo (Santiago) embalaram os aposentados(as) com lindas canções.
A diretora do Departamento dos Aposentados(as) do CPERS, Glaci Weber, destacou a importância dos encontros e a influência da música e da dança na vida dessa importante parcela da categoria. “Nosso encontro é de muita luta e mobilização, mas também não podemos deixar de viver. A dança nos faz viver, nos faz renascer, a música também. Desta forma, nossas atrações culturais e nosso desafio de dança são muito significativos para a nossa atividade”, apontou.
Alda Souza, diretora do Departamento de Aposentados(as) e do Departamento de Cultura do Sindicato, fez uma breve análise dos nove anos de Encontros de Aposentados(as) do CPERS, frisando o acolhimento aos educadores(as). “Nosso sentimento é de gratidão. Temos aposentados e aposentadas, que durante nove anos nos acompanharam, nos acolheram e fizeram a luta sempre junto conosco. São sempre esses rostinhos que vemos em frente ao Palácio Piratini, lutando pelos nossos direitos”, afirmou.
“O encontro das aposentadas e aposentados é um dos momentos mais importantes do CPERS Sindicato, além de ser um encontro político e de luta, são momentos de reencontros e arte, daquelas e daqueles que fazem a luta dia a dia, desde sempre. Parabéns”, reforçou o diretor do CPERS, Leonardo Preto Echevarria.
Sergio Antonio Kumpfer, professor de história e secretário de Aposentados(as) e Assuntos Previdenciários da CNTE, realizou a análise da conjuntura política, estadual e nacional. “Após a reforma trabalhista de Temer, começou a mudar a gestão democrática na educação pública, naquilo que é maior, no Fórum Nacional da Educação, no Conselho Nacional da Educação e se começou a retirar a participação civil, a participação das entidades”, destaca Sergio.
Cuidados com a saúde mental e física
Iris Fátima Alves Campos, psicóloga, mestre em educação pela UFRGS, doutoranda na UFSM e professora aposentada, palestrou sobre saúde mental npós-pandemia. “Tem instâncias da vida que a gente tem que agir e não esperar. A saúde mental vai passar pela nossa capacidade de ação.”
A nutricionista, Ana Griep, destacou a importância de uma alimentação saudável. “Todo mundo gosta de pelo menos uma fruta e uma verdura. E nós não somos crianças, mesmo não gostando, temos que consumir, pois, faz bem para a saúde.”
A diretora do CPERS, Sandra Régio, realizou a dinâmica “Dançando com o Nosso Corpo”, colocando os aposentados e aposentadas para mexerem-se com entusiasmo e alegria.
Informações jurídicas
A advogada Daniela Heller, da assessoria jurídica do CPERS, escritório Buchabqui e Pinheiro Machado, explicou o andamento das ações de interesse dos aposentados, entre elas o desconto da previdência. A ação começou a ser julgada no dia 23 de junho, virtualmente, mas foi cancelada. “Foi pedido destaque pelo ministro Luiz Fux, isso significa que não vai ser julgado no plenário virtual, e sim presencial. Então estamos aguardando uma nova data para o julgamento”, explica.
Desafio de Danças Folclóricas Internacionais
Os grupos de dança dos núcleos de Cruz Alta (11º), Santa Rosa (10º) e Santo Ângelo (9º) apresentaram-se com o ritmo do bolero e foram avaliados pela mesa de jurados composta por: Renato Golle Casagrande, ator e bailarino, Daniela Markevitz, professora e vice-diretora do 31º Núcleo (Ijuí), Antonia de Fátima Gobo, professora e tesoureira do 31º Núcleo, e Jamília do Nascimento Fernandes, bailarina, professora e coreógrafa.
O grupo vencedor, que está classificado para a etapa estadual, é o do 9º Núcleo (Santo Ângelo).
Participaram também do evento: o diretor do CPERS, Amauri Pereira da Rosa, a diretora do 31º Núcleo, Teresinha Mello, a diretora do 9º Núcleo, Maria Celeste Pereira Ramos Paiva, a diretora do 11º Núcleo, Vera Maria Fischer, e a diretora do 10º Núcleo, Eloisa Maria Womer.
Nesta sexta-feira (21), o núcleo de Erechim será sede para o Encontro Regional dos Aposentados, que também contará com a participação de educadores(as) dos núcleos de Passo Fundo (7º), Soledade (28º) e Carazinho (37º).