Encontro Regional dos Aposentados reúne centenas de educadores em Ijuí


Educadores(as) aposentados da região de Ijuí (31º Núcleo) e dos municípios de Cruz Alta, Palmeira das Missões e Santo Ângelo participaram hoje das atividades do Encontro Regional dos Aposentados organizado pelo CPERS. No decorrer do dia eles acompanharam a análise da conjuntura política atual, receberam informações da assessoria jurídica do sindicato, ouviram palestras e confraternizaram.

Após o café da manhã oferecido aos participantes, a diretora do 31º núcleo, Teresinha Mello, deu as boas vindas e destacou a importância do encontro.

Glaci Weber, responsável pelo Departamento dos Aposentados do Sindicato chamou a atenção para o momento atual, em que o governo Eduardo Leite pretende mexer no plano de carreira e na previdência da categoria. “Estamos vivendo tempos de duros ataques aos nossos direitos históricos. Por isso, a nossa resistência será mais do que nunca necessária. Os nossos aposentados tem seus nomes inscritos nas grandes conquistas que obtivemos. Tenho certeza que, desta vez, não será diferente. É uma grande honra estar com vocês hoje”, afirmou.

Na sequência, o diretor do Sindicato dos Bancários e professor de Direito da Unijuí, Paulo Scherer, expôs o cenário da conjuntura política atual em âmbito estadual e federal observando as consequências para a categoria.

Para falar sobre os cuidados com a saúde, a educadora física Michele dos Santos da Rosa, que também atua em projetos voltados para a terceira idade na Unijuí, falou sobre o tema Cuidando do nosso Movimento e colocou todos para se exercitarem.

As consequências da reforma da previdência proposta pelo governo Bolsonaro foram explicadas pelo advogado Douglas Ambrozi, da assessoria jurídica do CPERS, representada pelo escritório Buchabqui e Pinheiro Machado. Após as explicações, o público pôde esclarecer dúvidas.

 Frevo foi o ritmo apresentado pelos grupos no Desafio da Dança

A tarde iniciou com a palestra do professor Sérgio Pires, que abordou o tema Verdade ou Fake News. Logo após os questionamentos dos educadores iniciaram as apresentações dos grupos inscritos no Desafio das Danças folclóricas do Brasil, proposto pelo Departamento dos Aposentados do CPERS.

O ritmo definido para o Núcleo, através de sorteio, foi o frevo, dança folclórica que é típica do carnaval de rua do Brasil e uma das manifestações culturais mais conhecidas na região nordeste do país.

Belos figurinos, animação, criatividade, empenho e alegria marcaram as apresentações.  No desenrolar das danças, as características sombrinhas deste ritmo giravam e encantavam.

O grupo selecionado para o Encontro Estadual dos Aposentados, que ocorre em abril do próximo ano, foi Cruz Alta.

O próximo encontro dos(as) aposentados(as) ocorre no dia 16, em Erechim (15º Núcleo).

Confira a agenda completa:

16/10: Erechim (Erechim, Lagoa Vermelha, Passo Fundo e Carazinho)

Daça: Xaxado

23/10: Cachoeira do Sul (Cachoeira do Sul, Santa Cruz do Sul, Santa Maria, São Gabriel e Santana do Livramento)

Dança: Carimbó

30/10: Pelotas (Pelotas, Rio Grande, Camaquã e Bagé)

Dança: Bumba meu Boi

12/11: Caxias do Sul (Caxias do Sul, Estrela, Montenegro, Taquara e São Leopoldo)

Dança: Danças Tradicionais do RS

13/11: Três de Maio (Três de Maio, Três Passos, Frederico Westphalen, Cerro Largo e santa Rosa)

Dança: Fandango Gaúcho

20/11: 38º e 39º Porto Alegre (Porto Alegre, Gravataí, Osório, Canoas e Guaíba)

Dança: Maracatú

27/11: Santiago (Santiago, Uruguaiana, São Borja e São Luiz Gonzaga)

Dança: Samba ou Roda de Samba

 

 

Notícias relacionadas