Encontro dos Aposentados em Bento tem manifestação de repúdio ao Governo


O salão de eventos do Hotel Dallonder, em Bento Gonçalves (12º Núcleo), sediou Encontro Regional dos Aposentados nesta quarta-feira (22). Centenas de aposentados(as) da cidade e região, bem como dos núcleos de Vacaria, Lagoa Vermelha e Guaporé, compareceram ao evento, o oitavo encontro regional do ano. Ao término, os(as) participantes entregaram uma manifestação de repúdio assinada por todos os presentes na 16ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE).

O manifesto defende a promoção de uma escola pública e de qualidade e os direitos dos educadores, criticando o congelamento salarial e as opções políticas do atual governador. “Este governo optou por sucatear a educação como um todo, aumentar impostos, retirar direitos dos trabalhadores, negar a reposição salarial, parcelar salários e aumentar planos de saúde, além de dar isenção de impostos a empresas e privatizar o patrimônio público, beneficiando tão somente os seus”, expressa o documento, reproduzido na íntegra abaixo.

A confraternização contou com a presença da Caravana em Defesa da Escola Pública, que visita escolas da região ao longo do dia para dialogar com educadores(as) e denunciar o desmonte do Estado.

“Este é um momento muito rico, onde valorizamos nossos aposentados não só pela sua contribuição para a história do CPERS, mas também pela sua importância como atores do presente, ativos na luta e na construção do futuro”, conta Glaci Weber, diretora responsável pelo Departamento dos Aposentados.

O grupo do Núcleo de Bento Gonçalves venceu a etapa regional do Desafio da Dança, classificando-se para a etapa estadual do certame, marcado para dezembro, no Encontro Estadual dos Aposentados.  O evento também contou com uma apresentações do coral do 12º Núcleo e do projeto social Mudança, de Veranópolis, palestras sobre bem estar e saúde na terceira idade e informações jurídicas com o advogado Marcelo Fagundes.

A presidente Helenir Aguiar Schürer conduziu uma análise da conjuntura política e dos ataques à categoria, que enfrenta o 32º mês com salários atrasados e parcelados. Também destacou a importância dos encontros para renovar a disposição para a luta e o pertencimento à categoria.

“Como não estão na sala de aula, nossos aposentados precisam de outros espaços para se encontrar e se informar. Aqui temos essa oportunidade e muitos voltam à luta. Tem sido essenciais nas mobilizações, como nos dois anos que passamos acampando todas as terça-feiras na Praça da Matriz para pressionar as votações da Assembleia” afirma Helenir.

Confira a galeria completa de imagens: 12º Núcleo Encontro de Aposentados – 22/08/18 – Bento Gonçalves

Fotos: Caco Argemi

Notícias relacionadas

A Comissão Eleitoral do pleito de 2024 do CPERS Sindicato …

13/09/2024

Seguindo as orientações do Coletivo Estadual de Igualdade Racial e …

A Secretaria de Educação do Rio Grande do Sul (Seduc) …

12/09/2024

Jovens que nem trabalham e nem estudam ou jovens que …