Encontro dos Aposentados do CPERS inicia com empolgação e alegria, em São Luiz Gonzaga


ENCONTRO APOSENTADOS SÃO LUIZ 3

O primeiro da série de Encontros Regionais dos Aposentados ocorreu em São Luiz Gonzaga, na última sexta-feira, dia 06, e não poderia ter começado de forma melhor. O CTG Galpão de Estância, local onde a iniciativa foi realizada, ficou lotado de professores e funcionários de escola que, durante todo o dia, confraternizaram, obtiveram informações importantes com a Assessoria Jurídica do Sindicato, assistiram a palestras sobre saúde mental, sexualidade e temas de interesse da categoria, dançaram e conheceram as políticas do CPERS voltadas especialmente a eles.
O Encontro também foi o momento de lançar, na região, o livro Maturidade em Belos Versos, fruto do Concurso de Poesias dos Aposentados, realizado em 2015. Houve sessão de autógrafos com quatro das aposentadas poetisas que participaram do livro.
Além de São Luiz Gonzaga, o Encontro contou com a participação dos aposentados dos Núcleos de Cerro Largo (36º) e Santo Ângelo (9º).
Na ocasião, ocorreu a apresentação dos grupos inscritos para o Concurso de Teatro dos Aposentados, iniciativa cultural deste ano organizada pelos Departamentos dos Aposentados e da Cultura. A peça intitulada Construímos juntos os rumos da história, do 33º Núcleo, foi a selecionada para o Encontro Estadual dos Aposentados, que ocorre em novembro com premiação das peças teatrais selecionadas pelos jurados. O teatro foi encenado pelas educadoras Maria Helena Steigleder, Josefina Parise, Gissela Borba Rodrigues, Rita Turchiello Kreuz e Dirlei Panerai.

 Reconhecimento aos aposentados
Para aqueles que desejam participar do Concurso de Teatro basta formar um grupo com cinco integrantes, organizar uma peça teatral de tema livre e apresentá-la no Encontro dos Aposentados que ocorrerá na região (confira calendário abaixo).
A presidente do CPERS, Helenir Aguiar Schürer, participou da abertura do Encontro e destacou a importância dos aposentados nas lutas da categoria. “Vocês são a história do CPERS e com os quais sempre podemos contar quando a luta se faz necessária para garantirmos nossos direitos. É com muita satisfação e muito orgulho que desenvolvemos ações que proporcionem momentos de alegria aos nossos aguerridos aposentados”, disse.
Para a diretora do Departamento dos Aposentados, Glaci Weber, o Encontro superou as expectativas. “A integração entre os Núcleos, as palestras e as apresentações de teatro foram excelentes. O lançamento do livro teve fila para a sessão de autógrafos. Foi tudo muito gratificante”, afirmou.
A diretora do Departamento de Cultura, Alda Maria Bastos Souza, ressaltou a organização do Encontro e o entusiasmo de todos. “Foi muito bem organizado, estão todos de parabéns. Foi muito gratificante ver o empenho dos grupos de teatro e o prazer deles em participar. Nosso objetivo é o de, através da cultura, proporcionar a socialização e a união, fundamentais para estarmos fortalecidos na luta para garantirmos nossos direitos”, destacou.

Confira o calendário dos Encontros:

Maio
Dia 11: Pelotas, Bagé, Rio Grande, Santana do Livramento

Junho
Dia 10: Lagoa Vermelha, Passo Fundo e Vacaria
Dia 24: Palmeira, Erechim, Frederico Westphalen

Julho
Dia 22: Uruguaiana, São Borja, Alegrete
Dia 29: Taquara, Osório, São Leopoldo

Agosto
Dia 12: Guaporé, Bento Gonçalves, Caxias do Sul e Montenegro
Dia 19: Três de Maio, Santa Rosa e Três Passos
Dia 31: Ijuí, Cruz Alta e Carazinho

Setembro
Dia 24: Santa Maria, Santiago, São Gabriel, Cachoeira do Sul
Dia 28: Gravataí, Canoas, Guaíba
Dia 29: POA (Núcleos 38 e 39) e Soledade

Outubro
Dia 21: Santa Cruz, Camaquã, Estrela

Encontro Estadual dos Aposentados: novembro (data a definir)

 

ENCONTRO APOSENTADOS SÃO LUIZ 1

 

 

 

Notícias relacionadas