Encontro do Movimento Pedagógico Latino Americano ocorre nos dias 22 e 23 de novembro, em Porto Alegre


Entre os dias 22 e 23 de novembro, o CPERS, em parceria com a Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação – CNTE e a Internacional da Educação para a América Latina (IEAL) realizam o Encontro do Movimento Pedagógico Latino Americano. Sob o tema Educação, Democracia e Direitos, a iniciativa ocorre no Clube do Comércio, salão dos espelhos, 4º andar (Rua dos Andradas, 1085, Centro Histórico, Porto Alegre).
Para participar é preciso realizar inscrição através do e-mail [email protected]. Educadores associados ao CPERS ou que fizerem sua filiação na hora, no local, também não pagam. Para o público em geral a inscrição é de R$ 30,00. As vagas são limitadas. Todos os educadores participantes receberão certificado de 25 horas.
Na ocasião, ocorrerá na Praça da Alfândega (Centro de Porto Alegre), a exposição dos projetos participantes da Mostra Pedagógica deste ano. “Nesta segunda edição, os trabalhos realizados estarão expostos em praça pública para que a população conheça de perto a qualidade do ensino público gaúcho. Apesar de todas as dificuldades, a dedicação dos educadores e estudantes surpreende”, destaca a presidente do CPERS, Helenir Aguiar Schürer.

PROGRAMAÇÃO DO ENCONTRO

22 de novembro
Manhã
8h30
Abertura
Apresentação cultural
Fala da presidente do CPERS, Helenir Aguiar Schürer, e representantes das entidades parceiras
9h30
Conferência: Vice-ministro de Educação Superior do Estado Plurinacional de Bolívia, Jiovanny Samanamud Avila. Tema: A política educacional do Estado Plurinacional da Bolívia

Tarde
13h30
– Abertura da Mostra Pedagógica 2016 e apresentação da Comissão Julgadora (UFRGS, UERGS, AOERGS, Sinpro, UBES, MST)
14h – Painel: Práticas Pedagógicas na Escola Pública – Prof. Dr. Nilton Mullet Pereira/Dep. De Ensino e Currículo da UFRGS.
15h – Intervalo
15h30 – Painel: Diálogo entre universidade e educação básica: Realidade e desafios. Participantes: Yamile Solovsky CONADU/Argentina, Eduardo Rolim ADURGRS/BRASIL, Guillermo Scherping CPC/Chile.
Visita à exposição dos projetos da Mostra Pedagógica 2016.
18h30 – Painel O Papel das Centrais Sindicais na Luta pela Educação Pública: professor Daniel Sebastiani (CTB) e professora Simone Goldschmidt CNTE/CUT

23 de novembro
Manhã
8h30
Painel: Conjuntura educacional latino-americana. Combertty Rodriguez. IEAL/América Latina. Fatima Silva, vice-presidente da IEAL.
10h30
Painel: Situação da educação no Uruguai e Paraguai
Participantes: Elbia Peryra FUMTEP/Uruguay. Jose Olivera FENAPES/Uruguay. Juan Gabriel Espinola OTEPA/Paraguay.

Tarde
13h30
Palestra: Mídia, Educação e Democracia – Rosa Fischer (UFRGS) e professora Roseli do Nascimento/UFSM
Conferência de encerramento: MIGUEL ARROYO – A EDUCAÇÃO NA LUTA POR DEMOCRACIA E PELOS DIREITOS
Seleção dos 5 trabalhos mais significativos da Mostra Pedagógica 2016

 

Notícias relacionadas