Encontro de Aposentados reúne centenas de educadores da região de Cachoeira do Sul


Nem as baixas temperaturas desta quarta-feira (29) impediram que centenas de educadores(as) participassem do Encontro Regional dos Aposentados(as), em Arroio do Tigre, região do 4º núcleo do CPERS (Cachoeira do Sul).

O Clube 25 de julho sediou as atividades que ocorreram ao longo do dia, entre elas, orientações da assessoria jurídica do Sindicato, análise da conjuntura política, questões sobre a vida funcional dos educadores(as) e palestra com a psicóloga Aline Garziera.

Participaram das atividades aposentados(as) das cidades de Estrela Velha, Ibarama, Sobradinho, Segredo, Passa Sete, Arroio do Tigre e Cachoeira do Sul.

Os Encontros são uma iniciativa do Departamento dos Aposentados(as) do Sindicato e visam levar informações de interesse desta parcela significativa da categoria, bem como proporcionar momentos de confraternização. “Essas ocasiões são importantíssimas para estarmos unidos e reforçarmos a importância da nossa luta contra o desrespeito dos governos com os aposentados. Não podemos admitir que além de não termos reajuste, ainda voltem a nos descontar a previdência”, frisou a diretora do Departamento, Glaci Weber.

O presidente em exercício do CPERS, Alex Saratt, abordou as consequências dos ataques do governo aos direitos dos educadores(as) e à educação pública. “O que temos constatado desde o início desses governos que aí estão é um brutal ataque aos nossos direitos historicamente conquistados. Neste ano teremos a chance de mudar essa realidade. Precisamos estar atentos àqueles que de fato estão ao nosso lado na luta.”

O sucateamento do IPE Saúde foi abordado pela diretora do Departamento de Saúde do Trabalhador e representante do CPERS no Conselho de Administração da entidade, Vera Lessês. “Se os governos Sartori e Leite tivessem dado a inflação anual como reposição salarial, esta crise do IPE Saúde seria menor do que é hoje. É sabido que a inflação médica e hospitalar é muito superior do que a inflação do nosso cotidiano. Estamos pressionando para que o Estado encontre saída para sanear o déficit atual do IPE Saúde.”

Na ocasião, educadoras que integram a Associação dos Professores(as) de Arroio do Tigre agradeceram o CPERS pelas explicações e esclarecimentos proporcionados pelo Encontro.

A diretora do Departamento dos Funcionários(as) de Escola do Sindicato, Juçara Borges, o vice-diretor do 4º Núcleo, Jucemar Gonçalves da Costa, e representante do núcleo, Eglia Marion Pedroso Lemos, também participaram do Encontro.

Os Encontros Regionais são uma preparação para a etapa estadual do Encontro dos Aposentados(as), que ocorrerá em agosto deste ano.

Notícias relacionadas