Representantes dos municípios de Três de Maio, Horizontina, Boa Vista do Buricá, Independência, São Martinho e Alegria reuniram-se na última terça-feira (9) para o Encontro Mensal de Aposentados do 35º Núcleo – Três de Maio, onde debateram, entre outros assuntos, quais os impactos da reforma da previdência aos que já estão aposentados(as).
Estavam presentes no encontro a diretora do Departamento dos Aposentados do CPERS, Glaci Weber, o diretor geral do 35º Núcleo, Marino Simon, a coordenadora regional dos aposentados, Carmen Demboski e a organizadora do encontro, Sueli Teresinha da Silva.
Na ocasião, a assessoria jurídica do sindicato apresentou os efeitos da proposta de reforma, que prevê a criação de uma contribuição previdenciária extraordinária para aposentados(as) caso ainda haja déficit. Como o governo sempre alega haver déficit na Previdência, é razoável supor que aposentados(as) precisarão pagar a contribuição, que pode durar até 20 anos.
Além do debate sobre a reforma, o encontro também tratou da pauta salarial.
A diretora Glaci diz que encontros como este são de extrema importância para que a comunidade tenha conhecimento dos efeitos devastadores da reforma: “É preciso mobilização e pressão da categoria para que a reforma não passe, por isso estamos aqui hoje, para difundir o conhecimento e chamar os aposentados para que participem da assembleia na próxima sexta-feira”.
Vale ressaltar, que mesmo quem já está aposentado(a) e continua trabalhando, também poderá ser afetado: o(a) contribuinte não terá mais direito ao FGTS nem acesso à multa rescisória de 40% sobre os depósitos do FGTS em caso de demissão.
No próximo dia 16, os integrantes do Coletivo dos(as) Aposentados(as) do CPERS estarão reunidos para debater sobre assuntos de interesse desta significativa parcela da categoria. A partir das 8h30, no Salão de Atos Tereza Noronha, no 9º andar da sede do Sindicato, eles discutirão sobre as consequências da reforma da previdência, a importância da manutenção do plano de carreira dos(as) educadores(as), questões salariais e as políticas necessárias para os(as) aposentados(as).
Aproveite para conhecer a cartilha “Reforma da Previdência: Guia para entender e defender a sua aposentadoria” elaborada pelo CPERS, com informações da nossa Assessoria Jurídica e do Dieese para você entender a PEC do governo Bolsonaro e suas consequências na vida dos(as) trabalhadores(as).
São 32 páginas que abrangem os diferentes aspectos da Reforma, incluindo as alterações no Regime Geral (setor privado) e Regime Próprio da Previdência Social (servidores), além de exemplos práticos e informações organizadas sobre os principais pontos da proposta.
Baixe, leia e compartilhe!