Em terceira semana, #CaravanaDaVerdade percorre 100 escolas em oito núcleos para desmascarar Eduardo Leite


Mais uma semana de luta concluída com a #CaravanaDaVerdade percorrendo 100 escolas em regiões de oito núcleos do CPERS. Nesta sexta (11), o Sindicato desembarcou em Três Passos (27º) e Passo Fundo (7º), encerrando a agenda de mobilizações da terceira semana para denunciar as mentiras de Eduardo Leite (PSDB).

Percorrendo escolas e rádios, representantes da Direção Central e dos núcleos escancaram a verdade que o governo tenta mascarar: instituições de ensino na escuridão total ou com sérios problemas elétricos e de estrutura; educadores(as) na miséria e exaustos.



Em visita à EEEM Lucille Fragoso Albuquerque, de Passo Fundo (7º), selecionada para ser escola padrão no programa Avançar na Educação, do governo Leite, educadores(as) e alunos(as) sofrem com sérios problemas elétricos.

Desde maio de 2019, os 370 alunos(as) da instituição tiveram que ser transferidos para um antigo prédio do Senai, que estava desativado. O local adaptado, que fica a 1Km da sede da escola, está muito longe de uma estrutura adequada de ensino. Pior: é praticamente um depósito.

Para complicar ainda mais a situação, a EEEM Lucille Fragoso Albuquerque também foi alvo de vândalos e não há dinheiro para os reparos.

A direção da escola está constantemente em contato com a 7ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE). Mas não obtém sequer uma resposta concreta de quando as obras serão retomadas e nem quando receberá os investimentos do programa de Leite – que, ao invés de resolver os reais problemas das escolas, não passa de promessas vazias e marketing para se promover politicamente.



“Esta semana, a Seduc nos disse que vai verificar onde o projeto parou. É extremamente triste ver que a promessa de nos tornarmos uma escola padrão ficou parada. Essa situação é inadmissível”, desabafou a diretora da escola, Solange Aparecida Rocha Martins.



Já na EEEF Maurício Sirotsky Sobrinho, de Passo Fundo, além não ter sede própria e as aulas funcionarem em prédio alugado há 30 anos, também sofre com a falta de funcionários(as): dois professores(as) de matemática e um coordenador pedagógico.

Mobilização em todos os cantos do RS

Por onde a #CaravanaDaVerdade passa, fica claro para os gaúchos(as)  o descaso de Eduardo Leite (PSDB) com os educadores(as) e a educação, com o falso reajuste de 32%, exclusão de funcionários(as) e aposentados(as) sem paridade na valorização salarial, imposição do novo Ensino Médio, entre outros ataques.

“A sociedade tem cada vez mais certeza da incompetência do Eduardo Leite. É mais uma semana de escolas com problemas estruturais e educadores cada vez mais desgastados. Esse é um ano eleitoral e é a nossa oportunidade de resistir e acabar com o projeto desse governo que quer destruir com a educação pública”, asseverou a presidente do CPERS, Helenir Aguiar Schürer.

“Concluímos mais uma semana de Caravana com o sentimento de dever cumprido, percebendo que a categoria denuncia as maldades do governo e a política salarial excludente, que mantém a categoria na miséria e com políticas pedagógicas que precarizam a educação e aumentam o desemprego, como o novo Ensino Médio, que só serve aos interesses da iniciativa privada”, destacou o 1º vice-presidente do CPERS, Alex Saratt.

Para a secretária-geral, Suzana Lauermann, a Caravana está mobilizando os educadores(as) em todos os cantos do Rio Grande do Sul para resistir à política cruel de Eduardo Leite (PSDB).

“Estamos levando a contradição do governo para a categoria, o que está fazendo com que os educadores se dêem conta da estratégia do governo de nos dividir e nos separar. Professores e funcionários, da ativa e aposentados, estão se sentindo fortificados para lutar contra a política mentirosa Leite”

1º de abril: dia de Eduardo Leite, o mentiroso

Após cumprir a agenda de mobilizações em todos os 42 núcleos do CPERS com a #CaravanaDaVerdade, no dia 1º de abril, Dia da Mentira, o Sindicato fará uma grande Assembleia Geral coroando Leite como o maior mentiroso que a história do RS já viu.

“Vamos fazer uma grande homenagem ao governador Eduardo Leite. O dia 1º de abril, será o dia de Eduardo Leite, o mentiroso. Nossa Assembleia Geral vai coroar Leite como o maior mentiroso e inimigo da educação no RS”, afirmou a diretora Vera Lessês.

Na próxima semana, a #CaravanaDaVerdade passa por cidades que abrangem os núcleos de São Gabriel, Bagé, Rio Grande, Pelotas, Erechim, Lagoa Vermelha, Vacaria, Guaporé, Estrela, Bento Gonçalves e Caxias do Sul. Clique aqui para conferir o roteiro completo e acompanhe as nossas redes para mais informações!

Escolas visitadas nesta sexta (11):

>> Região de Três Passos (27°)

Escola Técnica Celeiro (ETEC), Bom Progresso
– EEEM Rocha Pombo, Crissiumal
– EEEM Ponche Verde, Crissiumal
– IEE Maria Cristina (CIEP), Humaitá
– EEEM Águia de Haia, Três Passos
– EEEM Sepé Tiaraju, Tenente Portela
– EEEM João Leopoldo Vogt, Barra do Guarita
– EEEM Érico Veríssimo, Vista Gaúcha
– EEEB Professora Cleia Salete Dalberto,Tenente Portela
– EEEM São Francisco de Sales, Campo Novo
– EEEM Santo Augusto, Santo Augusto
– EEEF Francisco Andrighetto, Santo Augusto
– Escola Ciep

>> Escolas de Passo Fundo (7°)

-EEEF Jerônimo Coelho, Passo Fundo
-EEEM Lucille Fragoso Albuquerque, Passo Fundo
-EEEM General Prestes Guimarães, Passo Fundo
-EEEF Coronel Gervásio Lucas Annes, Passo Fundo
-EEEM Professora Eulina Braga, Passo Fundo
-EEEB Monteiro Lobato, Passo Fundo
-CE Gomercindo dos Reis, Passo Fundo
-EEEF Maurício Sirotsky Sobrinho, Passo Fundo
-EEEM Maria Dolores Freitas Barros, Passo Fundo
-EEEM Mário Quintana, Passo Fundo
-EEEF Wolmar Antônio Salton, Passo Fundo
-EEEF Anna Willig, Passo Fundo
– EEEF Irmã Maria Margarida, Passo Fundo

 

   


     

Notícias relacionadas