Em Soledade, CPERS dialoga com estudantes sobre Reforma da Previdência


O CPERS realizou, na manhã desta sexta-feira (3), uma aula cidadã com estudantes de Ensino Médio do IE Maurício Cardoso, de Soledade. Em pauta, as consequências da Reforma da Previdência para o presente e o futuro dos jovens.

A secretária-geral do Sindicato, Candida Rossetto, abordou os diferentes aspectos da proposta e pontuou a necessidade de dialogar e mobilizar a comunidade escolar para defender o direito à aposentadoria.



“Vocês têm o desafio de conseguir um trabalho em um país com mais de 13 milhões de desempregados. Se essa reforma passar, passarão o resto da vida tentando atingir os requisitos necessários para se aposentar. Querem que a gente trabalhe até a morte”, pontuou.

Além de trabalhar por mais tempo e se aposentar com benefício reduzido, os(as) jovens terão ainda mais dificuldade de ingressar no mercado de trabalho se a Reforma da Previdência for aprovada.

Como o(a) trabalhador(a) vai precisar contribuir por 40 anos para receber o benefício integral, jovens terão que disputar vagas com profissionais experientes que precisam comprovar o maior tempo de contribuição.

Além disso, as empresas tendem a contratar trabalhadores(as) já aposentados(as), evitando o recolhimento do FGTS e a multa de 40% em caso de demissão.

A reforma também integra um pacote maior, que visa transformar a informalidade em norma. O governo já sinalizou com a criação da “carteira de trabalho verde e amarela”, que acabaria com o 13ª salário e as férias, instituindo um regime de semiescravidão para novos trabalhadores(as).

Cartilha da Reforma da Previdência

Quais os objetivos da Reforma da Previdência? Quem é atingido(a)? Quem se beneficia? Como a proposta afeta quem já está aposentado(a)? Respondemos a estas perguntas e a muitas outras no material “Reforma da Previdência: Guia para entender e defender a sua aposentadoria”.

A cartilha foi elaborada com informações da nossa Assessoria Jurídica e do Dieese para você entender a PEC do governo Bolsonaro e suas consequências na vida dos(as) trabalhadores(as).

São 32 páginas que abrangem os diferentes aspectos da Reforma, incluindo as alterações no Regime Geral (setor privado) e Regime Próprio da Previdência Social (servidores), além de exemplos práticos e informações organizadas sobre os principais pontos da proposta.

Clique aqui para baixar

Notícias relacionadas