Em nova reunião, Seduc apresenta primeiras respostas a problemas do ano letivo


Após a primeira reunião com o secretário da Educação, na última sexta-feira (1º), a direção do CPERS voltou a discutir os problemas do início do ano letivo com a Seduc nesta quinta (7). A presidente e a vice do CPERS, Helenir Aguiar Schürer e Solange Carvalho, reuniram-se com a secretária adjunta Ivana Flores para debater o andamento das demandas das comunidades escolares e da categoria.

Entre as soluções já apresentadas, destacam-se a manutenção de todas as turmas de educação especial – incluindo a escola Rosário de Santa Cruz do Sul, que havia sofrido com a enturmação – e das turmas da Fase. O governo também se comprometeu a contatar as prefeituras de municípios com deficiências no transporte escolar a fim de buscar alternativas conjuntas.

Outro encaminhamento refere-se à possibilidade de utilização dos sábados para atividades que contam como período letivo, desde que o planejamento pedagógico seja previamente enviado para a Seduc e homologado.

Helenir também cobrou a revogação da Ordem de Serviço nº 05/2017, expediente criado pelo governo Sartori para desmobilizar a categoria exigindo prévia autorização do Estado para o afastamento de servidores(as) que participarem de atividades sindicais.

Outras questões abordadas na primeira reunião ainda estão em análise e as partes criaram um canal para contato rápido pelo Whatsapp para o acompanhamento das solicitações e respectivas soluções.

Notícias relacionadas