Em luto: CPERS manifesta pesar e solidariedade pela morte da professora Silvaneide Andrade


O Conselho Geral do CPERS vem a público manifestar solidariedade à família da professora Silvaneide Andrade, ao Sindicato dos(as) Professores(as) e Funcionários(as) de Escola do Paraná (APP-Sindicato) e a todas(os) as(os) educadoras(es) que, diariamente, enfrentam a sobrecarga de trabalho, a precarização das condições laborais e a crescente pressão psicológica nos ambientes escolares.

No dia 30 de maio, a professora de Língua Portuguesa do Colégio Estadual Jayme Canet, de Curitiba, foi chamada à sala de Coordenação Pedagógica da escola de gestão cívico-militar. Durante a cobrança por parte de uma representante da Secretaria de Educação do Estado do Paraná, referente à falta de atualização do sistema de planificação eletrônica em uma plataforma educacional, Silvaneide sofreu um infarto e veio a óbito.

A trágica perda da professora escancara a forma desumana com que o governo Ratinho Junior (PSD) trata as(os) educadoras(es) — realidade também vivida no Rio Grande do Sul sob a gestão de Eduardo Leite (PSD), que impõe um modelo de controle e vigilância que sufoca a prática pedagógica.

Esse lastimável acontecimento é mais um alerta sobre a urgência de cuidarmos da saúde física e mental das(os) profissionais da educação, que seguem comprometidas(os) com a formação das futuras gerações, mesmo diante de inúmeros desafios.

Nos solidarizamos com os familiares e amigos de Silvaneide, com as companheiras e companheiros do Paraná, e com todas(os) as(os) educadoras(es), reafirmando nosso compromisso com a luta por ambientes de trabalho dignos, humanos e acolhedores para todas e todos que atuam na educação pública.

Nossa dor é coletiva. Nossa luta é por justiça, respeito e valorização das(os) educadoras(es).

Silvaneide, presente!

Notícias relacionadas

Na manhã desta segunda-feira (10), o Espaço de Exposições Deputado …

10/11/2025

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil O Ministério da Educação (MEC) instituiu, …