Em Lagoa Vermelha, Mostra Pedagógica destaca a qualidade da escola pública


Nesta quarta-feira (23), a 5ª Mostra Pedagógica do CPERS chegou ao 25° Núcleo, em Lagoa Vermelha. O encontro contou com a participação de 11 projetos, de sete escolas da região.

Rosane Zan, tesoureira do CPERS e representante da Comissão de Educação do Sindicato, frisou a importância da Mostra para a valorização da escola pública.

“Nós trouxemos, para dentro do CPERS, a Mostra Pedagógica para que a gente pudesse fazer essa relação com a sociedade. Sempre falam que o Sindicato só mostra os problemas das escolas públicas e ao contrário disso, aqui, nós mostramos a qualidade da educação pública. Mostramos os trabalhos feitos no chão da escola, com muita dedicação e comprometimento dos nossos educadores e dos estudantes”, conclui Rosane.

“A Mostra demonstra que a escola pública tem condições de criar e produzir trabalhos excelentes e para nós, professores, a Mostra nos ajuda a incentivar os estudantes para que sejam inventores e criadores, para que a sociedade tenha um espelho em vocês, que são nossos alunos, os nossos futuros profissionais”, apontou Joarez Antonio Lorenson, diretor do Núcleo de Lagoa Vermelha (25º).

Marisandra Mendes, professora da EEEF João Evangelista Saraiva, apresentou, na ocasião, o projeto “Cultura maker através de uma horta comunitária urbana”.

“Para os alunos foi novo, a escola não tinha horta escolar, nós trabalhamos as figuras geométricas, a parte de medição, toda a parte de área, perímetro. É uma experiência muito enriquecedora para a escola. É um trabalho interessante que está fluindo esse ano todo e a gente pretende continuar na escola”, conclui Marisandra.

Anthony de Salles, aluno da professora Marisandra, participou da Mostra com o projeto “Robótica educacional”, também coordenado pela educadora.

“Sempre tive vontade de participar da Mostra do CPERS e, graças à professora, eu tive essa oportunidade. Estou achando bem divertido e espero participar de outras e ter mais experiências bacanas como essa”, afirmou Anthony.

Denise Maria de Ons, professora na EEEM Dr. Araby Augusto Nácul e orientadora do projeto “Reciclagem é Arte”, explicou que a iniciativa foi criada pensando em reutilizar materiais que seriam descartados na natureza. 

“Nosso projeto teve o objetivo de ocupar ou reutilizar esses materiais que vão ficar na natureza por muitos anos, em utilitários, obras de arte ou coisas úteis na nossa vida. Apresentamos isso para as crianças, onde cada um teve a sua criatividade, então, eles fizeram jogos, fizeram casinhas, transformaram em algo que irão utilizar diariamente. Sabemos que a sustentabilidade, hoje em dia, é a situação mais preocupante para o planeta”, observou Denise.

Vitória Gonçalves Leal, aluna da professora Denise, criou uma casinha de boneca com materiais recicláveis.  “Para muitas meninas seria ótimo ter uma casinha da Barbie, mas para mim foi e vai ser mais divertido brincar com a casinha que eu mesma fiz”, conclui. 

“É a primeira vez que a nossa escola está participando da Mostra do CPERS. Está sendo uma experiência muito positiva, de aprendizado, de conhecimento. Estamos aprendendo com os outros expositores também”, relata a professora Gabriela Galvan, orientadora do projeto “Pirâmide Alimentar”, da EEEM Trajano Machado. 

O júri da Mostra, em Lagoa Vermelha (25º Núcleo), foi composto pelos educadores(as) Osmar Piardi, Maria Ines Oliveira Mendeiros e Inez Antonieta Isertti Biazus, que selecionou os seguintes projetos para a etapa estadual da Mostra:

>> Esino Fundamental Séries Finais
1° Projeto Robótica Educacional – Escola Estadual Profª Alda Sebem
2° Revitalização e sustentabilidade – Escola Estadual Delfina Loureiro
3° Do lixo ao luxo – E. E. E. Fundamental João Evangelista Saraiva

>> Ensino Médio
1° Cisterna na escola: as pequenas atitudes também fazem a diferença – EEEM Presidente Kennedy
2° Reciclar e uma arte – Escola Estadual de Ensino Médio Araby Augusto Nacul
3° Criatividade Como motor diante das dificuldades da Escola Pública – Escola Estadual de Ensino Medio Presidente Kenndy

>> Educação Profissional
1° Processamento de alimento – E. E. E. Técnico Agrícola Desidério Finamor
2° Incentivo ao consumo da carne de coelho – E. E. E. Técnico Agrícola Desidério Finamor
3° Compostagem – E. E. E. Técnico Agrícola Desidério Finamor

Também participaram da atividade a vice-diretora do 25º Núcleo, Inez Loregian, a tesoureira, Vilma de Fatima Loregian, a secretária Suzana Beatriz Guimarães, a diretora Lucia Solange Talamini Pinto, a representante 1/100, Maria de Lurdes Ribeiro Amaral, e a representante dos Aposentados(as), Sandra Menegas.

Etapas Regional e Estadual

Os 42 núcleos do CPERS realizarão mostras regionais até novembro. Os educadores(as) devem se inscrever com até cinco dias de antecedência ao evento na sua região. Os projetos e trabalhos mais significativos terão lugar na etapa estadual da Mostra, que ocorrerá em Porto Alegre em data a ser definida. As experiências selecionadas também serão compiladas em uma publicação especial.

▶️ INFORMAÇÕES IMPORTANTES:

1. Somente sócios(as) do CPERS terão suas inscrições validadas para a Mostra Pedagógica;
2. Os anexos (como documentos, trabalhos por escrito ou em PowerPoint, fotos e vídeos) devem ser enviados para o e-mail [email protected];
3. As inscrições podem ser realizadas com até 5 (CINCO) dias de antecedência à Mostra Regional do seu núcleo. Clique aqui para conferir o cronograma das etapas regionais da Mostra;
4. Clique aqui para acessar o regulamento completo da Mostra Pedagógica;
5. Se tiver dificuldades no preenchimento do formulário ou outras dúvidas, entre em contato pelo email [email protected] ou pelo fone (51) 3254.6000.

 

Notícias relacionadas