Em campanha do Outubro Rosa, IPE Saúde isenta coparticipação em exames de mamografia


Durante todo o mês de outubro, as servidoras públicas estaduais, seguradas do IPE Saúde e que tenham entre 40 e 75 anos, poderão realizar mamografias de forma gratuita.

A iniciativa é realizada em apoio à tradicional campanha do Outubro Rosa, que pretende conscientizar sobre a prevenção e o diagnóstico do câncer de mama.

Para a diretora do Departamento de Saúde do Trabalhador(a) do CPERS e representante do Sindicato no Conselho Administrativo do IPE Saúde, Vera Lessês, a ação é importante ao incentivar a prevenção e o diagnóstico precoce.

“Sabemos, enquanto CPERS Sindicato, das dificuldades que as seguradas têm de agendar uma consulta ou exames em todo o Estado, mas é bom a divulgação dessa ação afirmativa, que isenta as mulheres de coparticiparem com a mamografia, no mês alusivo, mundialmente, à prevenção e o diagnóstico do câncer de mama”, destaca.

Vera ainda reforça que o Instituto tem adotado essa ação há alguns anos, assim como na campanha específica do “Novembro Azul”, mês mundial de combate ao câncer de próstata.

De acordo com o relatório de 2022 do Instituto Nacional do Câncer (INCA), Sul e Sudeste são as regiões com as taxas mais altas de incidência do câncer de mama. Segundo o Ministério da Saúde, em 2019, o Rio Grande do Sul registrou 4.309 casos da doença, em 2020 foram 4.099, e em 2021, 4.173. 

Diante da gravidade dos índices de ocorrência, o diagnóstico precoce é fundamental para garantir a eliminação do câncer e a sobrevivência da pessoa diagnosticada. A mamografia é imprescindível para identificar possíveis tumores e poderá ser agendada diretamente nas clínicas e hospitais credenciados ao IPE Saúde com apresentação de requisição de médico credenciado

Para mais informações sobre a isenção da coparticipação e agendamento dos exames, fale com a Central de Atendimento do IPE Saúde pelo número 51 3288-1550. 

Informações: IPE Saúde

Notícias relacionadas