Em Camaquã, etapa regional da 5ª Mostra Pedagógica valoriza a diversidade da educação pública gaúcha


Em um cenário educacional permeado por desafios e ataques do governo Eduardo Leite (PSDB), a 5ª Mostra Pedagógica do CPERS se destaca como um bastião de valores laicos e democráticos, servindo como um verdadeiro ponto de referência social na valorização da escola pública.

Nesta sexta-feira (29), a etapa regional do evento, que está percorrendo todo o Rio Grande do Sul, chegou em Camaquã (42° Núcleo). O ambiente escolar do Colégio Estadual Sete de Setembro se transformou em um palco vivo, exibindo a riqueza dos trabalhos desenvolvidos por professores(as), funcionários(as) e alunos(as).


Para a tesoureira e diretora da Comissão de Educação do CPERS, Rosane Zan, a natureza democrática da Mostra se traduz em práticas inclusivas e participativas, onde a comunidade escolar tem voz ativa. Essa abordagem não apenas fortalece os laços dentro das instituições de ensino, mas também prepara os estudantes para se tornarem cidadãos críticos e engajados na sociedade.

“Ao trazer à luz a Mostra Pedagógica, criada pela nossa gestão, em 2015, o CPERS reiterou o seu compromisso em compartilhar com a sociedade os frutos de sua incansável luta por uma educação de qualidade. Esta atividade é um testemunho dos desafios superados e das conquistas alcançadas, servindo como uma janela para mostrar como, muitas vezes, a escola realiza feitos notáveis com recursos limitados”, destacou.

Mais do que uma celebração do conhecimento, a Mostra Pedagógica tornou-se uma ferramenta poderosa na luta do CPERS por salários mais justos, direitos e pela valorização da educação pública, destacando que a qualidade do ensino vai além das salas de aula. Essa jornada visual não só evidencia a dedicação da comunidade escolar, mas também reforça a importância de investir no reconhecimento e promoção do trabalho excepcional realizado pelos professores e funcionários da educação nas escolas públicas do estado”, asseverou a diretora da Comissão de Educação do Sindicato, Vera Lessês.

Inovação e qualidade da educação pública é destaque em Camaquã

Fruto da dedicação dos alunos(as) do 2º ano, a professora Clarinete Nunes Dias e os estudantes da EEEM Dr. Donário Lopes, de Arambaré, apresentaram, com entusiasmo, o projeto “Nemo”.

A participação na Mostra é motivo de grande alegria, destacando que iniciativas educacionais de uma escola fora dos grandes centros podem transcender as fronteiras. Este evento não apenas reconhece o talento local, mas também incentiva os alunos a perseverarem em futuros projetos, tornando-se divulgadores do que é positivo para a nossa comunidade. O Nemo não é apenas um projeto escolar, mas uma demonstração do potencial transformador que a educação local pode exercer em âmbito mais amplo”, explicou a professora Clarinete.

“Hoje é um dia especial, pois estamos aqui para compartilhar o Projeto Nemo. Estou extremamente feliz, pois a criação do Nemo ultrapassou nossas expectativas iniciais, possibilitando a apresentação em outras cidades. Essa oportunidade é uma chance valiosa de adquirir conhecimento e aprender com diferentes perspectivas, proporcionando crescimento e enriquecimento, enquanto nos conectamos com diversas comunidades e consolidamos a importância do aprendizado mútuo”, afirmou o aluno Eduardo Müller.

O Colégio Estadual Sete de Setembro, de Camaquã, apresentou o projeto “Sustainable Fashion”, destacando a superação de desafios em um trabalho científico.


Numa jornada repleta de desafios, cada obstáculo enfrentado tornou-se uma oportunidade de superação para nós. Mesmo nos momentos em que a vontade de desistir batia à porta, resistimos. Respiramos fundo, erguemos a cabeça e seguimos em frente. Essa jornada se transformou em um marco significativo de aprendizado e crescimento pessoal, representando uma referência única para nossa conexão como colegas e como indivíduos. Esses momentos compartilhados se tornaram algo verdadeiramente especial, solidificando laços que vão além do desafio inicial”, frisou a aluna Manuela Meyer Stifft.

Uma das coordenadoras do projeto, a professora Cássia Araújo, explicou que, desde a realização do trabalho na escola até a etapa regional, a trajetória do grupo de pesquisa tem sido surpreendente. 

“Nessa estreia como professora de um projeto científico, junto às meninas do oitavo ano, cada momento se torna uma experiência singular. O nervosismo à flor da pele revela a intensidade desse momento inaugural, algo que transcende qualquer vivência anterior. O desconhecido desafia nossas expectativas, e enquanto torcemos pelo melhor aprendizado e pela mais enriquecedora experiência para as alunas, percebemos que estamos investindo não apenas no presente, mas apostando no futuro promissor desses jovens talentos”, asseverou.

A mesa de juradas foi composta pelas educadoras Erotildes Citrini, Ângela Márcia e Naralete Bostowski. Também esteve presente na ocasião a diretora do 42º Núcleo, Maria Norma Dumer.

>> Confira os classificados:

Séries Finais Ensino Fundamental

1° lugar:
Projeto: Sustainable Fashion
Colégio Estadual Sete de Setembro
Categoria: Séries Finais Ensino Fundamental

Ensino Médio:
1° lugar:
Projeto: Nemo
EEEM Dr. Donário Lopes
Categoria: Ensino Médio 

2° lugar:
Projeto: Vitivinicultura e Método TPC: implantar para redução do uso de agrotóxicos
Colégio Estadual Sete de Setembro
Categoria: Ensino Médio

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