Nesta quinta-feira (16), a EEEM André Leão Puente, de Canoas (20° Núcleo), foi palco da 6ª Mostra Pedagógica do CPERS. Ao todo, 16 projetos foram apresentados na Etapa Regional do Núcleo, abrangendo uma variedade de temáticas e destacando a importância da preservação do meio ambiente, bem como a conscientização sobre os impactos das mudanças climáticas.
Os projetos exploraram propostas voltadas à sustentabilidade, incentivando o desenvolvimento de soluções que respeitam e promovem o equilíbrio ambiental. Paralelamente, foram realizadas reflexões sobre a relação entre jogos, tecnologia e sociedade, proporcionando às(aos) estudantes uma visão ampla sobre as inovações tecnológicas.
Esta Etapa Regional da Mostra contou com a presença das(os) diretoras(es) da Comissão de Educação do Sindicato, Sandra Silveira e Elbe Belardinelli, além da diretora Juçara Borges.
Na abertura do evento, Sandra reafirmou o papel da atividade para a valorização de todas(os) e destacou o quanto a escola pública de qualidade precisa ser reconhecida: “A Mostra é um momento para evidenciar o que realmente acontece no dia a dia, no chão das escolas, o trabalho que professores, funcionários, alunos e toda a equipe desenvolvem ao longo do seu trabalho pedagógico. É importante que a gente mostre para a sociedade a qualidade do trabalho realizado na escola pública, que não deixa nada a dever para as instituições de ensino privadas.”
Um dos projetos apresentados foi o “Sabóleo: O Sabão que Salva o Mundo”, desenvolvido pela turma do 3º Ano do Ensino Fundamental, da escola EEEM Nova Sociedade. O trabalho teve como objetivo conscientizar sobre a importância da sustentabilidade e dos cuidados com o meio ambiente, por meio da produção de um sabão ecológico feito a partir de óleo de cozinha usado.
O aluno Bernardo da Rosa da Silva explicou mais sobre a importância do trabalho desenvolvido: “O sabão Sabóleo salva o mundo porque, diferente dos outros, ele não polui os ralos nem a água, não polui a natureza. Então, a gente fez um sabão reaproveitando óleo usado de casa.”
A professora Tatiane Pires Borges explicou o trabalho desenvolvido pela turma: “A turma desenvolveu um projeto sobre o óleo usado de cozinha e, a partir disso, construímos um sabão ecológico. O nome foi escolhido por votação, e o que ficou foi “Sabóleo”. Foram diversos tópicos e aprendizagens construídos em conjunto com a turma. Ao longo das aulas, estudamos desde a produção do sabão até a consciência sobre o descarte correto e os cuidados com o meio ambiente.”, afirmou.
Outro trabalho que compôs a Mostra foi “O Pequeno Príncipe e o Cuidado com a Natureza”. A partir da leitura do livro, o projeto proporcionou às(aos) estudantes uma reflexão profunda sobre as experiências e atitudes de cuidado do personagem principal, o Pequeno Príncipe, em relação ao seu planeta. Essa reflexão foi articulada com a importância da sensibilização e da conscientização ambiental, promovendo um debate crítico sobre a preservação dos biomas brasileiros e o papel de cada um na proteção do meio ambiente.
A aluna Erika Maria Klippel Ticca explica as vivências e a importância do projeto: “Nosso trabalho faz uma análise entre o Pequeno Príncipe e o cuidado que ele tem com o seu planeta. Por exemplo, no livro, o Pequeno Príncipe se preocupa em tirar os baobás, porque eles crescem rápido demais e podem destruir seu pequeno asteroide. Fazendo um comparativo, aqui conosco, nós temos os nossos ‘baobás’, que são muitas vezes as indústrias que poluem e destroem o planeta com resíduos tóxicos”.
Ela segue afirmando a importância da responsabilidade coletiva: “Portanto, diferente do Pequeno Príncipe, nós não podemos arrancar os nossos ‘baobás’. Nós precisamos evoluir no sentido de cuidar mais do nosso planeta e também de buscar maneiras mais sustentáveis de agir, repensando o que consumimos, além de refletir sobre o impacto das ações das indústrias.”
Sendo assim, este e os demais trabalhos apresentados na Mostra do 20º Núcleo reforçam a importância do evento, pois contribuem para a valorização do que vem sendo realizado no ambiente escolar. Os trabalhos apresentados favoreceram a formação do leitor literário, o desenvolvimento da consciência ecológica e o fortalecimento da responsabilidade socioambiental. Além disso, promoveram a formação cidadã das(os) estudantes, ao abordar propostas relevantes para a construção de uma sociedade mais justa, crítica e participativa.
Nesta edição, a Comissão Avaliadora foi composta por Cristina Colares Pereira, Lúcia Cristina Pereira Santos, Regis Batista Ethur e Rejane de Oliveira.
A Mostra também contou com a presença dos representantes do 20º Núcleo, Cleusa Margarete Werner (Diretora-Geral), Felipi Vidal Fraga (Vice‑Diretor), Nilce Santos Machado (Secretária) e Ionara Rodrigues da Silva (Diretora).
As etapas regionais da Mostra estão percorrendo os núcleos do Sindicato em todo o interior do Rio Grande do Sul. Os projetos selecionados em cada região se apresentarão na Mostra Estadual, que será realizada em novembro, em Porto Alegre. Fique atenta(o) à data da atividade na sua cidade e participe! Mais informações aqui!
>> Confira, abaixo, os projetos selecionados nesta etapa:
> Ensino Fundamental – Anos Iniciais:
Projeto: Sabóleo: o sabão que salva o mundo
Escola: EEEM Nova Sociedade
> Ensino Fundamental – Anos Finais:
Projeto: Cores que Revelam o PH: explorando a química com repolho roxo
Escola: EEEM Nova Sociedade
> Ensino Médio:
Projeto: Consequências Sociais das Enchentes no Município de Canoas: Nossos Refugiados Climáticos
Escola: EEEM André Leão Puente
Projeto: ALPodcast Estúdio: o podcast da escola André Leão Puente
Escola: EEEM André Leão Puente
Projeto: Pequeno Herói: um projeto contra o abuso infantil
Escola: EEEM André Leão Puente
>> Educação Profissional/Técnica:
Projeto: Prevenção Feminina
Escola: CE Augusto Meyer
>> Confira mais fotos: