Educadores participam da segunda etapa da Formação de formadores


                          formação 2

Nesta sexta-feira, educadores de vários Núcleos do CPERS participaram da segunda etapa do curso de Formação de Formadores, organizada pelo Departamento de Formação do CPERS e realizada na sede do Sindicato. O objetivo é capacitar sócios do CPERS para que atuem como multiplicadores da formação e da organização da luta nas suas regiões.
Na ocasião, os educadores debateram sobre o tema “Análise dos movimentos da estrutura e da conjuntura do sistema do capital”.
Para dar início as atividades foi realizado um momento de relaxamento e reflexão entre os participantes. Ao centro da sala, a árvore que simboliza as lutas da categoria foi recebendo frases pronunciadas pelos educadores que ressaltavam questões como a valorização dos professores e funcionários de escolas, o papel do Sindicato, formas de fortalecer a luta e a atual conjuntura política do Estado.
O Encontro também contou com um momento cultural, que envolveu os educadores em apresentações de canto, prosa e poesia.
Ao dar as boas-vindas, o diretor do CPERS, Antônio Lima, destacou a importância de unificar e fortalecer a categoria para lutar pelos seus direitos.  “Esse é apenas o primeiro passo para multiplicar nossa formação. Cada um aqui vai ajudar a multiplicar os debates que realizamos e fazer com que cheguem a nossa base”, observou.

Construção coletiva

A formação tem continuidade neste sábado, a partir das 8h30, quando o tema discutido hoje será retomado. Os conteúdos são construídos junto com os participantes, colocando em prática o método freiriano de educação no processo formativo, a partir dos temas geradores construídos a primeira fase. “Estamos construindo juntos os temas debatidos. Isso possibilita a troca e o compartilhamento das nossas experiências. O que fortalece a nós mesmos e ao nosso Sindicato, importante instrumento em defesa dos nossos direitos”, salientou o diretor do CPERS, Cássio Ritter.
Todas as etapas da formação são coordenadas pelas professoras: Isabela Camini, Doutora em Educação pela UFRGS, Eliane de Moura Martins, Mestre e doutoranda em Sociologia pela UFRGS e pelas professoras Heloiza Helena Silva e Senira Beledeli.

Notícias relacionadas