Educadores de seis núcleos participam de Encontros Regionais dos Aposentados do CPERS


A semana foi de luta para centenas de educadores(as) de vários cantos do Rio Grande do Sul.

Na quarta-feira (27), o Encontro Regional de Aposentados(as) do CPERS chegou aos núcleos de Santo Ângelo (9º), Santa Rosa (10º), Cruz Alta (11º) e Ijuí (31º), que receberam informações sobre o confisco das aposentadorias, conjuntura política e a mobilização para a luta.

Já na quinta-feira (28), o encontro reuniu aposentados(as) da região de Palmeira das Missões (40º) e Três Passos (27º).

Nos encontros, a diretora do Departamento dos Aposentados(as) do CPERS, Glaci Weber, fez uma análise dos ataques dos governos de Bolsonaro (PL) e Eduardo Leite/ Ranolfo Vieira Júnior (PSDB) e ressaltou a importância da luta dos aposentados(as) para reverter o confisco da Previdência e o reenquadramento de aposentadorias de 40h, transformadas em subsídios de 20h.

“Nossa luta é importante, não podemos permitir que nós aposentados sejamos ainda mais massacrados. No dia 13 de setembro vamos mostrar a força dos educadores aposentados do Rio Grande do Sul”, frisou Glaci ao conclamar os presentes para que participem da Marcha das Aposentadas(os) do CPERS, que ocorrerá dia 13 de setembro, com concentração em frente ao Sindicato, às 9h.

A tesoureira e diretora da Comissão de Educação do CPERS, Rosane Zan, ressaltou a importância de escolhermos nestas eleições projetos que atendam à educação pública e não estejam a serviço das fundações privadas. “Nessas eleições temos que votar em candidatos que tenham a educação pública e os serviços públicos como prioridade. Que governem para a população e não para a elite”.

Juçara Borges, diretora do Departamento de Funcionários(as) de Escola do CPERS,  fez uma breve análise dos governos Bolsonaro e Leite/Ranolfo. “Os governos que temos hoje fizeram um acordo de nos matar como servidores públicos, mas nós, como lutadores, prometemos que não vamos morrer e lutaremos até o final”.

Palestras, informes jurídicos e atividades culturais

Nos encontros, os presentes receberam informes e atualizações jurídicas de interesse da categoria. Em Santo Ângelo, o advogado Marcelo Fagundes representou a assessoria jurídica do Sindicato e em Palmeira a conversa ficou por conta do advogado Marcio Rosa.

Os Encontros Regionais seguem pelo Estado como preparação para o Encontro Estadual dos Aposentados(as), que se realizará nos dias 29 e 30 de agosto, em Bento Gonçalves.

Notícias relacionadas