Educadores da região de Lagoa Vermelha e Santa Maria participam do Encontro Regional dos Aposentados


Nesta semana os núcleos de Lagoa Vermelha (25º) e Santa Maria (2º) realizaram o Encontro Regional dos Aposentados(as) do CPERS.

Em Lagoa Vermelha os aposentados e aposentadas reuniram-se na sede do núcleo, nesta terça-feira (16). Já em Santa Maria, o evento ocorreu nesta quinta-feira (18), no salão do Colégio Manoel Ribas.

A diretora do Departamento dos Aposentados(as) do CPERS, Glaci Weber, analisou os governos de Jair Bolsonaro (PL) e Eduardo Leite/Ranolfo Vieira Junior (PSDB), destacando os principais ataques dos dois governos à categoria e à educação pública. Glaci reforçou que este ano é decisivo para os educadores(as), que através do voto poderão escolher projetos que realmente defendam a educação pública.

“Temos que eleger um projeto político que tenha ações para os trabalhadores. Nos atuais governos, federal e estadual, resistimos e lutamos muito, e mesmo assim, perdemos direitos. Está na hora de elegermos candidatos que consigamos avançar em nossos direitos. É um novo Brasil e Rio Grande do Sul de esperança que queremos ”, conclui a educadora.

Durante os encontros, Marcelo Fagundes, advogado do escritório Buchabqui e Pinheiro Machado, assessoria jurídica do CPERS, abordou diversos assuntos jurídicos de interesse da categoria, destacando o desconto da Previdência, que os aposentados(as) passaram a pagar desde 2019. “Esse desconto é inconstitucional. E faz falta para os educadores aposentados pagarem as contas no final do mês. Seguimos com a nossa ADI para que essa injustiça seja revertida”, apontou.

O Sindicato ingressou com uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI), junto com a União Gaúcha dos Servidores Públicos, a Ajuris e outras entidades, no Supremo Tribunal Federal (STF). “Estamos aguardando a data do julgamento, já que seria em janeiro deste ano, mas o governo Leite recorreu”, explicou Marcelo.

Saúde na terceira idade e momento cultural

Em ambos os encontros, os presentes tiveram a oportunidade de debater temas relevantes para a terceira idade. Em Lagoa Vermelha, a psicóloga Ana Cristina Ranghetti abordou o tema “Bem-estar na Terceira Idade”.

No núcleo de Santa Maria, a psicóloga Aline Garzieri falou sobre a “A Sexualidade na Terceira Idade” e o Dr. Dejalma Cremonese, palestrou sobre “O bem-estar e a felicidade em tempos de pós-modernidade”.

O grupo de pagode, “Cadência Bonita do Samba”, alegrou e colocou todos para dançar no encontro em Santa Maria.

A diretora do CPERS, Sandra Terezinha Régio, também colocou os participantes para se movimentarem através da dança, destacando a importância da atividade física para os aposentados(as) diariamente.

“Precisamos praticar atividade física para melhorar a saúde e a qualidade de vida. O alongamento também é muito importante, ainda mais no frio que temos contração muscular. Nosso corpo tem que estar em movimento sempre”, concluiu Sandra.

A diretora do CPERS, Alda Souza, também esteve presente nos dois encontros.

No 25º núcleo (Lagoa Vermelha) o diretor Joarez Lorenson e a tesoureira do núcleo Vilma de Fátima Loregian fizeram o acolhimento dos presentes.  Já em Santa Maria as boas-vindas ficaram por conta da coordenação do Coletivo dos Aposentados(as) do 2º Núcleo.

Os Encontros Regionais dos Aposentados(as) são uma preparação para o Encontro Estadual que será realizado nos dias 29 e 30 de agosto, em Bento Gonçalves.

Notícias relacionadas

Fotos: Misael Pinheiro Ziech Neste sábado (7), o 37º Núcleo …

11/12/2024

Aumento no capital disponível para milhões de brasileiras(os) e economia …

10/12/2024

ATENÇÃO, SÓCIAS E SÓCIOS: a 2ª etapa das #EleiçõesCPERS2024 serão …

09/12/2024

Educadoras(es) de todo o país acompanharam, na manhã desta segunda-feira …