Educadores da região de Cachoeira do Sul, Santa Maria e São Gabriel participam do Encontro Regional dos Aposentados


Nesta sexta-feira (23), ocorreu o segundo Encontro Regional dos Aposentados(as) do CPERS, que mobilizou educadores(as) de Cachoeira do Sul (4º Núcleo), Santa Maria (2º Núcleo) e São Gabriel (41º Núcleo). O evento ocorreu no salão da Sociedade Rio Branco, em Cachoeira do Sul.

Fortalecer a luta, análise da conjuntura política, informações jurídicas, cuidados com a saúde e muito entretenimento são alguns dos assuntos abordados durante a atividade

A diretora do Departamento dos Aposentados(as), Glaci Weber, contou como se criou a ideia de fazer os Encontros dos Aposentados e destacou que a atividade também é uma forma de resistência e luta. “Eu tenho orgulho de estar aqui, de estar com saúde, de poder estar lutando, porque o que estamos fazendo aqui é mobilizar. Estamos unindo forças para continuar a luta”, concluiu.

O 1º vice-presidente do CPERS, Alex Saratt, fez a análise da conjuntura política estadual. “O que tem acontecido nesses últimos anos, no governo de Eduardo Leite, é um dos maiores crimes contra o Rio Grande do Sul. Não é só contra a nossa categoria, contra a educação, é contra o Estado como um todo. É um governo que fez uma opção clara, de ser excludente e elitista”, reforça Alex.

Rosane Zan, tesoureira do CPERS, salientou a resistência e luta dos aposentados ao longo dos anos contra os governos neoliberais, que visam a retirada de direitos dos trabalhadores(as).

“Nesses 78 anos de história do CPERS, nós nunca fugimos da luta, sempre estivemos lá, além de fazer a defesa da democracia, nós defendemos os nossos direitos. Precisamos fazer, sim, a leitura política do que teremos pela frente para decidir os próximos passos da luta”, destacou.

O advogado Marcelo Fagundes, da assessoria jurídica do CPERS, explicou questões importantes como as consequências da Reforma da Previdência estadual para os aposentados(as). “Com Eduardo Leite, nossos professores e funcionários de escola aposentados voltaram a pagar a previdência. Temos educadores que não estão querendo mais se aposentar, querem continuar na ativa, para não perder direitos”, asseverou Marcelo.

Cuidados com a Saúde e Entretenimento

O médico, Alexandre Pedroso Lemos, explanou sobre o tema “Como melhorar a saúde dos aposentados(as) na era digital”. Pedroso deu dicas de cuidados com a saúde e destacou que tipo de médico é mais qualificado para os cuidados com o corpo.

“O melhor médico é aquele que é capaz de prevenir doenças, que investiga sua rotina e seu ambiente, e o pior médico do mundo é aquele que proíbe tudo, não pode comer doce, frituras, que não pode fazer nada. Pode fazer as coisas e comer, sim, mas com moderação.”

Os aposentados participaram da atividade cultural “Projeto Lagar, espremedura de palavras: Ciclos e outras cartas”, ministradas pelas educadoras Renata Fortes Gaertner e Rosane Guimarães.

Os aposentados e aposentadas divertiram-se com o “Desafio das Danças Folclóricas ”, com o ritmo samba. Os grupos que se apresentaram foram dos núcleos de Cachoeira do Sul e Santa Maria. A equipe vencedora, classificada para a etapa estadual, foi a de Cachoeira do Sul.

A mesa de jurados foi composta por Cleusa Regina da Rosa Corrêa, professora aposentada com 37 anos de trabalho para o Estado, atuando como produtora cultural em prol da educação afro, de São Gabriel, além de Itamar Fontoura da Silva, professor de dança de salão, de Cachoeira do Sul, e Ana Lucia Vargas, professora de dança, de Santa Maria.

Para encerrar o encontro, as aposentadas, que participaram do Desafio das Danças, fizeram uma linda apresentação interpretando a música “Ladainha de Nossa Senhora da Amazônia”.

Participaram da atividade as diretoras do CPERS, Alda Bastos Souza, Juçara Borges e Vera Lessês, a diretora do 4º Núcleo (Cachoeira do Sul), Dina Marilú Machado Almeida, a diretora do 2º Núcleo (Santa Maria), Dgenne Cristina Ribeiro da Silva, e o diretor do 41º Núcleo (São Gabriel), Pedro Moacir Abrianos Moreira.

Confira o cronograma dos próximos Encontros Regionais de Aposentados:

Quarta-feira (28): 29º Núcleo (Santiago) com os núcleos São Luiz Gonzaga (33º) e Cerro Largo (36º).
Local: CTG Nativista Os Tropeiros (Av. Padre Assis, 129, São Jorge).

Quinta-feira (29): 19º Núcleo (Alegrete), com os núcleos participantes São Borja (16º) e Uruguaiana (21º).
Local: CTG Farroupilha (Av. Eurípedes Brasil Milano, 509, Centro).

  

   

Notícias relacionadas