Educadores da Escola Senador Ernesto Dornelles, de Porto Alegre, lançam livros de poesia e política ambiental


Neste sábado (9), a ETE Senador Ernesto Dornelles, de Porto Alegre, foi palco para o lançamento de dois livros escritos por educadores da instituição. As obras são “Política Ambiental de Educação”, do vice-diretor e supervisor pedagógico, Milton Esmerio, e “Procurando Vestígios”, de autoria do funcionário de escola que atua no setor da merenda, Carlos Alberto Soares.

A publicação de Esmerio apresenta caminhos ao fazer pedagógico cotidiano, na perspectiva da constituição do ecocidadão planetário, capaz de construir novas éticas e percebendo a Terra como única comunidade. “Esse momento é só de agradecimento. Foi um caminho de muita dedicação e estudo e hoje lançar o livro aqui é emocionante demais”, disse.

O livro de Soares vem carregado de poesias românticas e fala do dia a dia do ser. O autor deixa clara sua visão diferenciada e observa os detalhes nas relações pessoais e políticas. Através das palavras poéticas, busca demonstrar que o ser é e pode ser transformador.

“Hoje é um dia muito emocionante. Estar aqui com os alunos, meus colegas e minha família é muito gratificante. Escrever é um ato solitário, mas que se transforma em fatos universais, pois pode mudar a si e ao ambiente em que se vive”, observou Soares.

O lançamento ocorreu no auditório da instituição e contou com apresentações culturais do projeto Música na Escola, desenvolvido pelos estudantes da Ernesto Dornelles.

Os alunos(as) também realizaram uma performance com a leitura de trechos dos livros, em homenagem aos escritores.

Logo após, ocorreu a sessão de autógrafo.

“Nos orgulhamos muito do trabalho que realizamos aqui. Apesar das dificuldades, procuramos sempre fazer dar certo”, disse a diretora da escola, Isabel Lopes.

A diretora do Departamento de Educação e tesoureira do CPERS, Rosane Zan, prestigiou o lançamento das obras. “É um orgulho participar do lançamento dessas obras escritas por nossos colegas educadores. Mais uma vez mostramos, através dos nossos professores e funcionários, a qualidade da escola pública”.

Notícias relacionadas