A 1ª Mostra Estadual do CPERS, realizada nesta quinta e sexta-feira, expôs, para além dos limites da escola, a qualidade do ensino público gaúcho. O que se viu nos dias da Mostra realizada no Centro de Eventos do Plaza São Rafael, em Porto Alegre, foram educadores comprometidos com a educação, empenhados e ávidos por mostrar toda a criatividade e excelência dos projetos desenvolvidos em sala de aula. A Mostra, como bem definiu uma das integrantes da Comissão Julgadora dos projetos, Isabela Camini, “ressignificou a escola pública ao motivar o espaço educativo”.
Para transmitir o sentimento que prevaleceu entre os educadores durante o decorrer da Mostra, nada melhor do que dar voz a eles.
Abaixo, confira os relatos de alguns dos participantes:
“O meu sonho era ter um Sindicato que mostrasse a essência do educador, o protagonismo do professor. Precisamos sim lutar por nossos direitos, mas mostrando o quanto somos competentes. Agora, eu posso dizer que tenho orgulho de vestir a camiseta do meu sindicato”
Noemi de Araujo Bauer, da escola de campo Duque de Caxias – Independência
“Estou há 15 anos no Estado e nunca tinha participado de nenhuma iniciativa como essa. Nos empenhamos tanto na escola e raramente temos oportunidade de mostrar isso. É muito bom poder apresentar o trabalho que realizamos com tanta dedicação aos nossos alunos. Sou muito grata por essa oportunidade”
Marcia Raquel Krein, escola João de Deus – Cruzeiro do Sul
“Vocês não imaginam a minha alegria em poder apresentar o trabalho que produzimos para o público. É muito gratificante estar aqui. A Mostra serviu para provar para todas as escolas que elas são muito capazes”
Fátima Lena Meneghetti – Instituto Estadual de Educação Cardeal Pacelli – Três de Maio
“A Mostra Pedagógica foi muito positiva. Tivemos a oportunidade de interagir e trocar experiências com os colegas, conhecer, compartilhar e divulgar para a comunidade os nossos trabalhos. Sinto-me valorizada como educadora”.
Martha Elaine Adam, E.E.E.M. Adolfo Fetter – Pelotas
“Fiquei encantada com os trabalhos. Porém, o que achei mais interessante foi a troca com os colegas, conhecer projetos de todo o Estado. A Mostra tem que continuar. A Direção Central do CPERS está de parabéns pela iniciativa. ”
Eva Delvana dos Santos – Colégio Estadual Ivo Buhler-CIEP – Montenegro
“A experiência foi muito válida, uma oportunidade única de poder mostrar nossos trabalhos. Poder sair da rotina da escola e conhecer colegas e projetos de todo o Estado foi maravilhoso. Sinto-me realizada como professora”.
Evelyn Santos Teixeira – EEEF. Coronel Pillar – Santa Maria.