Educadoras participam de oficinas sobre saúde, sexualidade e enfrentamento a violência


28/12/2015 PORTO ALEGRE/RS/BRASIL: Votação de Projetos Foto: Caco Argemi/CPERS
Foto: Caco Argemi/CPERS

Durante a Formação e Gênero e Educação, organizada pelo Departamento de Gênero e Diversidade do CPERS, que iniciou hoje no Sindicato, professoras e funcionárias de escola dividiram-se em grupos para participarem de oficinas sobre os temas Saúde e Sexualidade, Políticas Públicas de enfrentamento a violência e Legislação.
A advogada e ex-secretária de Mulher do Estado do Rio Grande do Sul, Ariane Leitão, ministrou a oficina sobre Políticas Públicas de Enfrentamento da Violência e Legislação. Ela abordou questões como os direitos das mulheres, a violência contra a mulher, as políticas de enfrentamento da violência e a Lei Maria da Penha.
Ariane apresentou dados do Mapa da Violência de 2015, no qual o Brasil ocupa o 5º lugar em violência contra a mulher. São 13 mulheres mortas por dia, pelo único fato de serem mulheres, 33,2% das vítimas foram mortas pelo parceiro ou ex-parceiro. “Por isso é tão importante a denúncia da mulher que é vítima de qualquer tipo de agressão. São atitudes repetidas pelos companheiros que levam à violência e até mesmo ao óbito. A Lei Maria da Penha tem que ser cumprida, de fato, em nosso país”, afirmou.
As educadoras foram divididas em três grupos para participar da dinâmica com o objetivo de pensar em alternativas para debater, dentro da sala de aula, o enfrentamento da violência contra a mulher.
A oficina Saúde e Sexualidade aconteceu no 3º andar da sede do Sindicato, com a médica e ginecologista, Anitta Lucas de Oliveira. A ginecologista abordou questões como homossexualidade e lesbianidade que ainda são tratados, muitas vezes, como doença por algumas pessoas e o papel fundamental dos educadores na abordagem desse assunto dentro das escolas. “As pessoas são como são.  Todos nós somos livres para escolher nossos prazeres e com quem queremos dividi-los”, afirmou.

Cine Debate exibiu As Sufragistas
Além de debates, oficinas e palestras, a Formação contou com a exibição, aberta ao público, do filme As Sufragistas.
Amanhã, dia 02, será realizado o segundo dia Formação e Gênero e Educação, confira aqui a programação.

VEJA A GALERIA DE FOTOS

Notícias relacionadas