Na próxima quinta-feira, dia 21 de janeiro, às 8h30, no Largo Zumbi dos Palmares (Av. Loureiro da Silva, nº 1660, Centro, Porto Alegre), Tenda 01, o CPERS estará contribuindo com o Fórum Mundial de Educação do Fórum Social Temático com a palestra, “As políticas neoliberais e a privatização da Educação: as lutas em defesa da Educação Pública”. A mesa será composta pelo professor da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), Gaudêncio Frigotto, o diretor da revista “Docência” e do Colégio de Professores do Chile, Guillermo Scherping, o presidente da Confederação de Educadores Americanos (CEA) do Uruguai, Fernando Rodal, a secretária nacional dos Sindicato das Trabalhadoras e Trabalhadores da Educação do País Valenciano (STEPV-iv) e do Conselho Escolar Valenciano da Espanha, Beatriu Cardona e a presidente do CPERS/Sindicato, Helenir Aguiar Schürer.
O Fórum Social Mundial é uma importante novidade no cenário internacional por sua capacidade de articulação de inúmeras matizes da luta anticapitalista, seu caráter autogestionário, pela radicalidade de suas propostas políticas, sociais, econômicas e ambientais, e por sua metodologia radicalmente participativa e horizontal. Desde seu surgimento em 2001, o FMS vem contribuindo para a democracia pública, reconstruindo uma referência utópica para milhões de pessoas que lutam contra o pensamento hegemônico de que não há possibilidades reais de um outro mundo fora das dinâmicas e imposições do mercado capitalista.
A participação do todos educadores no Fórum Mundial da Educação e o Fórum Social Mundial é muito importante, para a democracia pública, pois o mundo vive um momento de retrocessos dos direitos dos trabalhadores e da democracia. A América Latina em especial vive um momento de transição regressiva, com o conservadorismo avançando na Argentina, Venezuela e Brasil. Por isso, é fundamental que a Marcha de Abertura do FSM, no dia 19 de janeiro, às 15h, no Largo Glênio Peres, seja massiva, expressando nossa indignação contra essas perspectivas negativas e buscando construir fortes mobilizações para garantir a democracia e os direitos para a maioria da população.
Dúvida e informações: pelo site ou pelo telefone (51) 3221-3521.
Faça sua inscrição aqui.
Confira aqui a programação completa.
Para mais informações.