Direções de 110 escolas estaduais entregam manifesto em defesa da vida à Seduc


Na manhã desta terça-feira (18), uma comissão formada por representantes de equipes diretivas da rede estadual de Porto Alegre entregou, na Secretaria da Educação, um documento assinado por 110 escolas da capital manifestando contrariedade à volta às aulas presenciais.

O texto critica a proposta de retorno do governo Eduardo Leite (PSDB), considerada uma tentativa de terceirizar o dever do Estado e responsabilizar os trabalhadores(as) pela segurança e proteção da vida da comunidade escolar.

As equipes diretivas afirmam categoricamente que não estão preparadas para a retomada, evidenciando a carência de recursos humanos e de infraestrutura, além da falta de capacitação para o atendimento em saúde.

Leia a íntegra do documento aqui

O documento também pontua a falta de espaço físico para atender às exigências de distanciamento mínimo e problemas estruturais graves, como falta de ventilação e recursos financeiros para adquirir o mínimo necessário de EPIs.

“As direções não aceitam serem meras executoras’ pelas implementações dos COEs nas escolas que não dispõe de recursos e, tampouco, pessoal com dedicação exclusiva para exercer as tarefas exigidas pelo Comitê”, afirmam os signatários.

As equipes concluem a manifestação afirmando que as únicas lições que precisam ser ensinadas e aprendidas neste momento são a preservação da vida e a defesa da escola pública.

A análise preliminar de pesquisa realizada pelo CPERS com a comunidade escolar – divulgada na última semana – vai ao encontro dos argumentos levados pelo grupo ao secretário Faisal Karam.

Entre as direções escolares que responderam à consulta, 91,9% afirmam que suas escolas não têm recursos suficientes para investir em estrutura e adquirir EPIs.

Já 81% dizem que faltam profissionais de limpeza para realizar a higienização necessária. E 70,4% revelam que o Estado atrasa o repasse de verbas de autonomia e/ou manutenção.

Leia também:

Para 86% da comunidade escolar, vacina é pré-requisito para volta às aulas presenciais
▶ Receba notícias do CPERS por whatsapp

Notícias relacionadas