Nesta quarta-feira, dia 16, às 17h30, a Direção Central do CPERS reuniu-se com o secretário de Educação, Vieira da Cunha, para tratar de assuntos de interesse da categoria.
Durante a reunião os diretores do Sindicato foram relatando os casos que chegaram até o CPERS, reivindicando soluções ao secretário. Entre os assuntos estavam: eleições de diretores, fechamento de escolas e turmas, carga horária, fechamento de Educação de Jovens e Adultos – EJA, transporte escolar, Profuncionário, entre outros.
Sobre os fechamentos de escolas e turmas o secretário Vieira da Cunha, ressaltou não ter conhecimento. “Todos os casos que vocês me trouxeram, nós brecamos o processo. Nós não deliberamos fechamentos de escolas e turmas. Minha orientação é viabilizar, se caso não estão fazendo isso, estão indo contra as orientações da Secretária de Educação”, afirmou.
Outro assunto importante abordado foi a recuperação da carga horário dos professores e funcionários das escolas estaduais de Cachoeirinha, no mês de junho as escolas tiveram que suspender as aulas para evitar novos casos de meningite. “Precisamos encontrar uma solução para esses educadores, eles têm direito a 45 dias de férias. Como ficaria o início do ano, em descompasso? O município de Cachoeirinha solucionou com trabalhos à distância. Queremos que o Estado tome as mesmas medidas”, afirmou Helenir.
“Vamos marcar uma reunião para a próxima segunda-feira, na escola de Cachoeirinha para ver o que podemos fazer para solucionar esse problema”, ressaltou Vieira.
No final do encontro Helenir entregou ao secretário, Vieira o documento com todos os assuntos que foram expostos durante a reunião. O secretário estudará os casos abordados pela Direção do CPERS, e marcará um próximo encontro para detalhar o que será feito em cada situação.