Pelotas
A Direção Central do CPERS, nesta quinta e sexta-feira, dias 25 e 26 de fevereiro, visitou escolas da capital e do interior com o objetivo de informar, ouvir e debater com a base da categoria as próximas mobilizações e a construção de uma possível greve, frente a desvalorização dos educadores e o desmonte da escola pública pelo governo Sartori. Durante as visitas, os diretores alertaram a categoria da importância da união do Magistério nesse momento, além de informar sobre assuntos de interesse dos educadores como hora/atividade, Piso, IPE Saúde, licença prêmio, enturmação e fechamentos de escola, entre outros.
Em Porto Alegre, a diretora do CPERS, Ananda Carvalho, visitou as escolas dos Núcleos 38 e 39. Ananda fez uma análise sobre a luta da categoria durante o ano de 2015 e ressaltou que esse é o momento de construir fortes mobilizações. “Estamos passando nas escolas para ouvir a categoria e construirmos juntos os próximos passos do Magistério. Nossa mobilização no dia 29, é a forma que temos de chamar a atenção do governo e da sociedade. Precisamos de cada educador para nos unir e juntos avançarmos”, afirmou.
Desde já, o CPERS/Sindicato convoca todos os educadores, pais, alunos e a comunidade escolar para participarem na próxima segunda-feira, dia 29 – Dia da Paralisação Nacional da Educação. A concentração ocorrerá às 13h30min, no Largo Glênio Peres, com caminhada até a Praça da Matriz, onde ocorrerá a AULA CIDADÃ.
Confira o nosso calendário de mobilizações:
29 de fevereiro: Dia de Paralisação Nacional da Educação, com aula cidadã e participação da comunidade escolar. Neste dia, haverá paralisação geral nas escolas e aula pública em Porto Alegre. A concentração ocorre às 13h30, no Largo Glênio Peres. Após será realizada caminhada que irá passar pela Secretaria da Fazenda, para dar o recado ao secretário da Fazenda, Giovani Feltes, e aula cidadã ao governador em frente ao Palácio Piratini;
15, 16 e 17 de março: Greve Nacional organizada pela Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação – CNTE
-Pelo cumprimento da Lei do Piso;
-Contra a terceirização;
-Contra a entrega das escolas às organizações sociais (OSs);
-Contra o parcelamento de salários;
-Contra a militarização das escolas públicas;
-Contra a reorganização das escolas, por meio da enturmação e de redução de turnos
18 de março: Assembleia Geral do CPERS, no Gigantinho, em Porto Alegre para definir sobre a continuidade do movimento grevista.
Vacaria
Cruz Alta