Nesta terça-feira, dia 26, a Direção Central do CPERS participou do Grande Expediente em homenagem aos 50 anos da Associação dos Orientadores Educacionais do Rio Grande do Sul – AOERGS, às 14h, no Plenário 20 de Setembro na Assembleia Legislativa. A presidente do CPERS, Helenir Aguiar Schürer compôs a mesa da cerimônia juntamente com a direção da AOERGS.
O deputado Jeferson Fernandes, responsável pela homenagem, fez um breve histórico da AOERGS e dos avanços na trajetória dos profissionais de orientação educacional. Jeferson também criticou o desmonte da educação pública e a desvalorização dos educadores através governo Sartori (PMDB), com parcelamento e atrasos de salários, além dos cortes nos repasses às escolas públicas. Ele frisou que em um momento como esse é fundamental o trabalho dos orientadores educacionais dentro das escolas. “Não é possível pensar em uma escola somente com os professores e quadro negro. Os professores encarregados da orientação escolar são aqueles reconhecidos por estarem à disposição da comunidade escolar para acolher, compreender melhor e encaminhar cada estudante que necessite de maior atenção”, declarou.
Na ocasião a deputada Stela Farias, ressaltou a luta dos educadores por uma escola pública de qualidade e parabenizou o CPERS pelo último panfleto elaborado pelo Sindicato, onde é exposto a precarização e sucateamento das escolas de todo Estado. “Parabéns a vocês que estão nos auxiliando na denúncia da precarização e destruição da escola pública”, afirmou.