Direção Central do CPERS participa de ato por reajuste de 11,68% no salário mínimo regional


Nesta quarta-feira, dia 03, a Direção Central do CPERS, juntamente com a Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil – CTB, a Central Única de Trabalhadores do Estado do Rio Grande do Sul – CUT/RS e demais entidades sindicais participaram do ato unificado, na Praça da Matriz, visando cobrar do governador José Ivo Sartori o envio de projeto de lei de reajuste do salário mínimo regional para a Assembleia Legislativa, com vigência a partir de 1º de fevereiro.
Centenas de trabalhadores reivindicaram o aumento de 11,68%, mesmo percentual aplicado pela presidenta Dilma Rousseff no salário mínimo nacional. A manifestação ocorreu no mesmo dia da posse da nova mesa diretora do parlamento gaúcho, a deputada Silvana Covatti.
Uma comissão foi recebida pelo Chefe da Casa Civil, Márcio Biolchi, que comprometeu-se em enviar para a Assembleia Legislativa, um projeto de lei até a próxima sexta-feira, dia 12, com o reajuste salarial para o mínimo regional.
Na ocasião, a vice-presidente do CPERS, Solange Carvalho, ressaltou a importância do reajuste de 11,68% para a sociedade gaúcha. “Boa parte da nossa categoria, os funcionários de escola recebem o salário mínimo regional. E esse reajuste é muito importante para a grande maioria dos trabalhadores e trabalhadoras do nosso Estado. Pedimos também para a nova presidente da Assembleia, Silvana Covatti, que sensibilize principalmente a sua bancada para que seja aprovado pela Assembleia esse reajuste salarial. O CPERS está aqui hoje para unir forças nessa luta”, afirmou.
No dia 18 de novembro as centrais entregaram uma proposta ao chefe da Casa Civil, Márcio Biolchi, no Palácio Piratini. Na ocasião, a demanda era um reajuste de 11,55%, com base na reposição da inflação projetada pelo Dieese e aumento real. A pauta foi depois encaminhada e discutida com os secretários do Planejamento, do Desenvolvimento e do Trabalho, e que promoveram infrutíferas mediações com as federações empresariais.

Notícias relacionadas