Dia Nacional do Orgulho Gay: CPERS reafirma compromisso com a diversidade e o combate à homofobia


Neste 25 de março, Dia Nacional do Orgulho Gay, o CPERS, por meio de seu Departamento de Diversidade, reafirma o compromisso com o respeito a todas as existências e a luta intransigente contra a homofobia e qualquer forma de discriminação. A data, instituída em 1997, marca a primeira manifestação pública organizada por pessoas LGBTQIAPN+ no Brasil, ocorrida em São Paulo, e simboliza a resistência e a luta por direitos e visibilidade.

Embora avanços tenham sido alcançados, a realidade ainda é preocupante. Em 2023, o Grupo Gay da Bahia registrou 257 mortes violentas de pessoas LGBTQIAPN+ no país, indicando que, a cada 34 horas, uma pessoa dessa comunidade perdeu a vida de forma violenta. 

De acordo com pesquisa do PoderData, realizada de 27 a 29 de janeiro de 2024, 70% das(os) brasileiras(os) reconhecem a existência de preconceito contra homossexuais no país, um aumento de 7 pontos percentuais em relação a junho de 2022.

Além disso, o Disque 100, canal do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC), registrou 3.084 denúncias de violência contra a população LGBTQIAPN+ em 2022, incluindo agressões físicas, psicológicas e discriminação. Nas escolas, o cenário também é preocupante: uma pesquisa da Unesco revela que 73% dos estudantes LGBTQIAPN+ já sofreram bullying por sua orientação sexual ou identidade de gênero e 37% já apanharam na escola.

O CPERS reforça a importância da educação como ferramenta de transformação social e defende escolas livres de preconceito, onde a diversidade seja celebrada. É fundamental a implementação de políticas públicas que garantam segurança e direitos à comunidade LGBTQIAPN+ e o combate ao discurso de ódio, que alimenta a violência e a exclusão.

Nenhum direito a menos! Pelo respeito à vida e pela liberdade de ser quem se é, seguimos na luta por uma sociedade mais justa e igualitária.

Notícias relacionadas

Na manhã desta quinta-feira (24), representantes de diversas entidades que …

24/04/2025

Na tarde desta quarta-feira (23), o Departamento Intersindical de Estatística …

O CPERS expressa solidariedade à greve convocada pelos sindicatos de …