Dia Internacional Contra a Discriminação Racial


Hoje, 21 de março, Dia Internacional Contra a Discriminação Racial, o CPERS reforça a importância desta data na luta contra o preconceito racial em todo o mundo.
O CPERS repudia qualquer tipo de discriminação baseada na raça, cor, ascendência ou origem étnica. O Sindicato acredita que a sala de aula é uma importante ferramenta para curarmos qualquer tipo de preconceito. Através da Educação podemos construir um mundo melhor, mais digno e justo para todos.
No dia 25 de novembro de 2015, foi criado o Coletivo de Igualdade Social, através do Departamento de Igualdade Racial, sob a coordenação do secretário geral do CPERS, Edson Garcia. O Coletivo visa promover ações contra a discriminação racial em todo o Estado. Este ano a agenda de mobilizações continua. 

Origem da data
Em 21 de março de1960 em Joanesburgo, na África do Sul, 20.000 pessoas faziam um protesto contra a Lei do Passe, que obrigava a população negra a portar um cartão que continha os locais onde era permitida sua circulação. Porém, mesmo tratando-se de uma manifestação pacífica, a polícia do regime de apartheid abriu fogo sobre a multidão desarmada resultando em 69 mortos e 186 feridos. Em memória a este massacre a Organização das Nações Unidas – ONU – instituiu 21 de março o dia Internacional de Luta contra a Discriminação Racial.

Notícias relacionadas