Dia Internacional contra a Discriminação Racial


O dia 21 de março foi eleito pela ONU para celebrar o Dia Internacional contra a Discriminação Racial, em memória ao Massacre de Shaperville, ocorrido em Joanesburgo, na África do Sul, em 1960, quando militares mataram e feriram negros que protestavam contra a Lei do passe, que lhes impunha limites de circulação dentro da cidade, obrigando-os a andarem com identificações em locais preestabelecidos. Em pleno século XXI, para garantir respeito às diferenças humanas e culturais ainda se necessita da criação de Leis.
O CPERS acredita que o caminho para acabar com a discriminação racial é a educação. “É nosso dever, enquanto educadores e educadoras, promover o debate e a desconstrução do racismo, do preconceito e da discriminação, e também cumprir efetivamente a Lei 10.639, que inclui a história e cultura dos africanos e afro-brasileiros nos currículos escolares”, destaca o segundo vice-presidente do Sindicato e coordenador estadual do Coletivo de Igualdade Racial e Combate ao Racismo do CPERS, Edson Garcia.
O Coletivo foi criado com o objetivo de fortalecer a luta contra todas as formas de discriminação e racismo. “Vamos continuar lutando contra toda forma de violência e discriminação racial, por uma sociedade mais justa e igualitária, com oportunidades e direitos para todos”, afirma Garcia.

Professor Edson Garcia, segundo vice-presidente do CPERS/SINDICATO

 

 

 

Notícias relacionadas