Descontos do vale-transporte: CPERS cobra explicações na Seduc


Na tarde desta terça-feira (1°), o CPERS, representado pela presidente Helenir Aguiar Schürer e o 2° vice-presidente Edson Garcia, cobrou da Seduc explicações quanto aos descontos do vale-transporte percebidos pela categoria nos últimos meses e que se intensificaram na folha de maio. 

O Sindicato foi recebido pela diretora do Departamento de Recursos Humanos, Cleusa Flesch e pelo diretor-geral, Guilherme Corte. 

Na ocasião, a presidente do CPERS apresentou o contra-cheque de uma professora do Estado que teve mais de R$ 600,00 de desconto no vale-transporte. ressaltando o quanto abatimento desses valores é prejudicial para a categoria. 

“Nós estamos há mais de seis anos sem reajuste, o nosso salário está totalmente defasado. Tivemos relato de desconto de mais de mil reais na folha de maio. Um desconto tão alto como esse pode significar uma família passando fome”. 

A diretora Cleusa informou que, no início do ano, o valor do vale-transporte foi lançado integralmente e que nas últimas folhas estão sendo realizados descontos retroativos. 

“O vale-transporte é válido somente para o trabalho presencial, portanto, as escolas estão fazendo a retificação com as CREs dos meses de março e abril. A direção da escola vai poder olhar e lançar quem estava presencial para ser retificado”. 

Helenir disse entender a situação, mas que os descontos não deveriam ser lançados de uma única vez. “Esses descontos devem ser lançados apenas um percentual por mês, descontar o valor integral em uma única folha não é possível”. 

Cleusa demonstrou preocupação com o relato e garantiu que verificará com a Secretaria da Fazenda quais medidas podem ser tomadas. “Agora vai ter o lançamento da próxima folha e vamos pedir para ser lançado apenas um percentual”. 

Durante a reunião, o CPERS também solicitou uma agenda com a secretária Raquel Teixeira para tratar sobre reposição salarial da categoria. O encontro deve ocorrer ainda nesta semana ou no início da próxima. 

Notícias relacionadas