Curso de Formação de Formadores resgata atividades já realizadas nos Núcleos e projeta novos passos


quarta etapa formação

Nesta sexta-feira e sábado, dias 25 e 26 de setembro foi realizada a quarta etapa da Formação de Formadores do CPERS, no 9º andar do Sindicato.
Na sexta-feira, o encontro começou às 19h, com a “Mística de Abertura”, realizada pela  a engenheira e professora Heloísa Helena Silva e  a professora, Senira Beledeli. Logo mais, o diretor executivo da Central Única dos Trabalhadores – CUT nacional, Julio Turra, palestrou e dividiu experiência com os participantes abordando o tema, “Formação dos Sindicato e Centrais Sindicais. Sindicato é partido? Qual é a diferença?”. Dando continuidade a palestra os educadores participaram de uma plenária para debater os diferentes  papéis  entre  sindicato  e correntes  partidárias.
No sábado pela manhã, os docentes dividiram-se em grupos com o objetivo de resgatar o propósito do curso Formação de Formadores, em sua função multiplicadora. Mais tarde, divididos por Núcleos realizaram o estudo no texto, “Desafios da Formação de Quadros (CEPIS)”, e analisaram as atividades que vem ocorrendo em cada região, determinando pontos fortes e fracos de cada Núcleo.  No debate logo após do exercício,  professores e funcionários de escola relataram que já estão disseminando o conhecimento e experiência adquiridos no curso para os demais colegas em sua região, mostrando que  os encontros já estão surtindo resultados e os educadores colhendo frutos dessa importante iniciativa da Direção Central do CPERS. Pela tarde os grupos projetaram as ações de formação na base, com datas, locais, conteúdo, metodologia e sujeitos envolvidos. Os grupos apresentaram suas ações para os demais colegas, com o intuito de trocar e dividir os próximos passos  de luta  em cada região. Para finalizar o encontro os participantes fizeram uma avaliação dos dois dias de aprendizagem e participaram de uma “Mística de Encerramento”.
Essa é a primeira turma de educadores de Formação de Formadores  do CPERS, o curso iniciou no dia 09 de junho, com o  objetivo de capacitar os educadores associados ao CPERS para que atuem como multiplicadores da formação e da organização da luta nas suas regiões.

Notícias relacionadas