CPERS valoriza arte e resistência na Mostra LGBTQIAPN+ do Cineclube Lanterninha Aurélio


Na noite desta terça-feira (27), o Departamento de Diversidade do CPERS, representado pelas diretoras Andrea da Rosa, Vera Lessês e pelo diretor Leonardo Preto, participou da sessão de encerramento da Mostra LGBTQIAPN+ do Cineclube Lanterninha Aurélio.

O Cineclube, iniciativa da Cooperativa dos Estudantes de Santa Maria (CESMA), é um dos mais tradicionais do país, com um histórico rico em formação crítica através do audiovisual. Esta mostra, que se estendeu durante todo o mês de maio, teve como temática central o gênero e a sexualidade, contando também com palestrantes para debates após as sessões de cinema.

Para encerrar a Mostra LGBTQIAPN+, as diretoras(es) que compõem o Departamento de Diversidade do CPERS foram convidadas(os) a participar da atividade. O convite, feito pelo Cineclube Lanterninha Aurélio, reconhece a relevância do Sindicato na luta por uma educação pública, democrática e inclusiva.

O filme escolhido para essa última sessão foi o documentário “Aqui en la frontera”, dirigido pela dupla Marcela Ulhoa e Daniel Tancredi. A obra trata de um tema tão atual quanto relevante: a imigração em áreas de fronteira.

Em uma sociedade como a brasileira, marcada por violências constantes contra pessoas LGBTQIAPN+, iniciativas como a do Cineclube Lanterninha Aurélio são fundamentais. Elas ampliam o debate e lançam luz sobre questões ainda silenciadas ou pouco discutidas.

O Departamento de Diversidade do CPERS parabeniza a iniciativa e deseja vida longa ao Cineclube! Que a arte do cinema siga suscitando debates tão importantes quanto este!

Fotos: Marcelo Cabala

Notícias relacionadas

Na manhã desta sexta-feira (15), o auditório da Superintendência Regional …

15/05/2026