CPERS repudia truculência praticada contra os estudantes, na Câmara Federal


O CPERS repudia a forma violenta com a qual os estudantes da União Nacional dos Estudantes (UNE) e da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes) foram tratados, na última quarta-feira, dia 10, durante seção da Comissão Especial que avalia a PEC da redução da maioridade penal. Insatisfeitos com a manifestação contrária dos estudantes quanto ao projeto, posição, aliás, que o CPERS também defende, deputados favoráveis ao texto pediram que os grupo se retirasse. Ao negarem-se a deixar o plenário, os estudantes foram atingidos, ali mesmo, com gás de pimenta jogados pelo Departamento de Polícia Legislativa (DEPOL). Alguns precisaram ser levados para atendimento médico.

Tratar com gás de pimenta os jovens, numa sessão em que se discute a redução da maioridade penal é, no mínimo, uma incoerência. A Casa do Povo não respeita a democracia, pelo contrário, inibe manifestações democráticas.

A ação da polícia legislativa fere o direito de se expressar, que todo cidadão possui. Isso é retroceder em conquistas históricas da sociedade. É desrespeitar o direito à liberdade de expressão dos nossos jovens.

Não a opressão! Não a toda forma que impede a manifestação democrática! Todo apoio aos estudantes que se manifestam de forma pacífica e democrática!

Notícias relacionadas