O CPERS, por meio do Coletivo Estadual de Igualdade Racial e Combate ao Racismo, manifesta seu veemente repúdio às declarações proferidas pelo vereador de Canguçu, Francisco Romeu da Silva Vilela (PL), conhecido como Xico Vilela, durante a sessão realizada no dia 22 de abril, no município.
As palavras racistas, pronunciadas pelo vereador, denotam profunda ignorância e insensibilidade, e ferem gravemente os princípios democráticos, os direitos humanos e a dignidade de todos(as) os gaúchos.
É inaceitável e intolerável, em uma sociedade que combate diariamente o crime do racismo, que um parlamentar faça referência pejorativa à população negra como “essa negrada”, para se referir às pessoas que receberam recursos oriundos do governo federal durante o período da pandemia de Covid-19.
O racismo é uma chaga social que persiste em nossa sociedade, causando danos irreparáveis e perpetuando desigualdades históricas. É dever de todas as instituições e agentes públicos combater veementemente qualquer manifestação desse tipo, seja ela explícita ou velada. Racistas não passarão!