CPERS repudia a proposta de redução de horário dos professores da rede municipal


O CPERS repudia veementemente a nova organização de rotinas para os professores municipais de Porto Alegre, comunicada nesta terça-feira (21), pelo prefeito Nelson Marchezan Júnior e o secretário de Educação, Adriano de Britto. A proposta inclui a redução dos períodos letivos de 50 para 45 minutos e do recreio de 20 para 15 minutos, com o início das aulas sendo transferido das 7h30 para às 8h e o término às 12h. Sendo aprovada na Câmara de Vereadores os professores trabalhariam quatro horas por turno.
A proposta do prefeito, Nelson Marchezan mostra total desconhecimento  da rotina dos professores e alunos. No intervalo das 7h30 às 8h e das 12h às 13h30 os alunos ficariam sozinhos, provocando total caos nas escolas, redução na qualidade do ensino, além de colocar os estudantes em situação de risco.  
O CPERS se solidariza à luta dos educadores municipais e a ela se soma em prol de uma educação pública de qualidade, com valorização de seus profissionais e respeito à comunidade escolar.

Notícias relacionadas

O CPERS vem a público manifestar preocupação e indignação diante …

13/02/2026

A Direção Central do CPERS informa que, em virtude do …

Na tarde desta quarta-feira (11), a coordenadora e o diretor …

12/02/2026