CPERS recebe homenagem da Assembleia Legislativa



O CPERS/Sindicato foi homenageado pelos seus 70 anos, nesta terça-feira, dia 28, na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul. Durante o espaço do Grande Expediente foi destacada a história de lutas e conquistas da entidade e sua representatividade como um dos sindicatos mais fortes da América Latina. Participaram da homenagem ao Sindicato, o secretário estadual de Educação, Vieira da Cunha, integrantes da Direção Central do CPERS, o secretário de educação do município de Passo Fundo, Edmilson Brandão, representantes de movimentos estudantis, professores e deputados.

A proposição foi apresentada pelo deputado Juliano Roso que, na tribuna, relatou a história da entidade com ênfase a momentos marcantes não só para a categoria, mas para toda a sociedade, como a greve de 1969 que contribuiu para a anistia dos presos políticos.
Demais parlamentares também pronunciaram-se sobre as sete décadas de atuação democrática e combativa do Sindicato, que sempre teve como bandeira a qualidade da educação pública e a valorização de professores e funcionários de escola.
Na ocasião, Roso observou a importância do governo atender a solicitação do CPERS que, no último dia 24, pediu novamente ao chefe da Casa Civil, Márcio Biolchi, que seja estabelecida uma mesa de negociação para tratar das demandas da categoria. “Precisamos fazer a educação avançar a partir de ações concretas. Não existe qualificação do ensino sem a devida valorização dos professores e dos funcionários de escola”, afirmou.

 

Notícias relacionadas