CPERS recebe exemplares da Revista Tição, um resgate do patrimônio do jornalismo negro no Rio Grande do Sul


Na tarde desta quarta-feira (26), a presidente do CPERS, Rosane Zan, o 1º vice-presidente do Sindicato, Alex Saratt, a tesoureira Dulce Delan e o diretor Leonardo Preto receberam integrantes da Revista Tição: Emílio Chagas, coordenador editorial, Jeanice D. Ramos, coordenadora institucional, e o jornalista e ex-vereador Adelli Sell.

O Sindicato é um dos apoiadores da edição especial que celebra os 50 anos da publicação, que resgata pautas abordadas em sua época de lançamento e traça um paralelo entre passado e presente. Durante o encontro, foram entregues 50 exemplares da revista.

Lançada em 1978, durante a ditadura militar, a Revista Tição marcou época ao romper um hiato de mais de 30 anos sem uma publicação voltada exclusivamente à comunidade negra. Idealizada por jornalistas negros, a revista foi um grito de resistência contra a discriminação racial, a violência policial e a falta de oportunidades no mercado de trabalho. Ao mesmo tempo, exaltava a identidade negra, os valores afro-brasileiros e a cultura afrodescendente.

Em um mundo onde a mídia tradicional ainda é hegemônica e excludente, iniciativas como a Revista Tição são fundamentais para dar visibilidade a outras narrativas e ampliar nossa compreensão sobre a sociedade.

O CPERS disponibilizará um exemplar para cada núcleo e manterá a revista exposta na biblioteca da sede da entidade.

>> Confira mais fotos da entrega dos exemplares ao Sindicato: 

Notícias relacionadas

Na manhã desta quinta-feira (24), representantes de diversas entidades que …

24/04/2025

Na tarde desta quarta-feira (23), o Departamento Intersindical de Estatística …

O CPERS expressa solidariedade à greve convocada pelos sindicatos de …