CPERS realiza o Primeiro Encontro do Coletivo Estadual de Juventude


sindicato

Nesta sexta-feira, dia 14, às 18h, dezenas de jovens educadores dos 42 Núcleos do Sindicato, participaram do Primeiro Encontro do Coletivo Estadual de Juventude do CPERS, no auditório do Sindicato. O encontro foi organizado pelo departamento da Juventude do Sindicato composta pelos diretores: Ananda de Carvalho, Antônio de Lima e Íris de Carvalho. O departamento da juventude foi criado na nova gestão do CPERS, a nova diretoria do Sindicato valoriza e os novos profissionais que chegam ao Magistério, e compreende a importância que esses se sintam acolhidos e participem ativamente das novas conquistas da categoria.
O Encontro tem o objetivo de formar e construir meios de organização dos jovens no Sindicato e aproximá-los da luta sindical, bem como reivindicar e discutir aspectos específicos deste segmento relacionados ao mundo do trabalho, sociedade e categoria.
Na abertura do evento a diretora do CPERS, Ananda Carvalho deu as boas-vindas para os participantes e destacou a importância do encontro. “Sejam bem-vindos, é muito bom ver rostos novos aqui hoje. Nosso objetivo é a criação de um coletivo da juventude para debater e aproximar nós jovens educadores dos processos de trabalho e inseri-los no movimento sindical. É um espaço nosso, se sintam bem à vontade”, afirmou.
O diretor do CPERS, Antônio Lima ressaltou que os 70 anos de lutas históricas do Sindicato foram construídas também através da juventude. “É muito bom ter vocês aqui. As lutas históricas do sindicato foram construídas através luta de jovens como nós. As nossas próximas batalhas dependem de nós. Somos nós o futuro do Sindicato”, concluiu.
A presidente do CPERS, Helenir Aguiar Schürer, agradeceu a presença dos jovens educadores “Tenho certeza que daqui sairão novas lideranças na luta sindical. A nossa direção acha importante ter o jovem na luta. E temos aqui na nossa diretoria, as minhas crianças, Ananda, Irís e Antônio que largaram seus estágios probatórios para estarem aqui conosco na luta”, constatou.

Integração, debate  e entretenimento no Encontro da Juventude Educadora

O encontro começou com um bate papo com o professor e artista plástico, Aloizio Pedersen,  e com a apresentação do monólogo adaptado por ele, Boca de Ouro de Nelson Rodrigues, interpretado pela estudante do Colégio Estadual Protásio Alves, Bruna Ávila, que faz parte do projeto de Aloisio, Teatro na Sala de Aula.
Os educadores também participaram da atividade quebra gelo ministrada por Aloizio, que tem como objetivo criar a relação e integração entre os participantes, através da dinâmica de grupo com contato corporal.
Em um segundo momento os educadores participaram do debate, O mundo do trabalho e a juventude, com a mesa composta pelo coordenador do coletivo de juventude da CNTECarlos Guimarães, o doutor em educação e atuante no observatório de Juventude da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – PUCRS, Mauricio Perondi e a presidente do Conselho Estadual de Juventude do Rio Grande do Sul, Rossana Prux.
Em clima de descontração e integração os jovens seguiram para a Noite Cultural da Juventude Educadora, no  Alho Poró Bistro, localizado na sede do Sindicato dos Bancários, para prestigiar o show de Lili Fernandes.
No sábado, dia 15, o Primeiro Encontro do Coletivo Estadual de Juventude do CPERS continua, confira abaixo a programação: 9h: História do Movimento Sindical no Brasil e a Juventude, 10h30: Resgate Histórico do CPERS e Perspectivas, 14h: Discussão em Grupo e Apresentação e às 15h: Organização e Encaminhamentos.

Notícias relacionadas