CPERS realiza o I Seminário de luta contra a LGBTfobia – Por uma escola livre de Preconceitos


Com o objetivo de proporcionar a necessária reflexão sobre os aspectos que influenciam na construção de uma escola sem preconceito, o CPERS realiza o I Seminário de Luta contra a LGBTfobia. A iniciativa ocorre dia 31, a partir das 8h30, no Salão de Atos Tereza Noronha, no 9º andar da sede do Sindicato (Av. Alberto Bins, 480, Centro – Porto Alegre).

A história do Movimento LGBT, a formação de educadores(as), educação e transfobia, políticas públicas para a comunidade LGBT, escolas inclusivas desde a educação infantil e a importância da família na luta pelos direitos são algumas das abordagens que serão realizadas no decorrer do dia por psicólogos, pedagogos e representantes da Confederação Nacional dos Trabalhadores(as) em Educação (CNTE), da Central dos Trabalhadores(as) do Brasil (CTB), da Associação Mães pela Diversidade e do Grupo Nuances.

Todos(as) educadores(as) e o público em geral estão convidados(as) a participar desta importante iniciativa organizada pelo Departamento de Gênero e Diversidade, que está sob a coordenação da vice-presidente do Sindicato, Solange Carvalho.

“Nas escolas, infelizmente, é comum presenciarmos situações de preconceito e discriminação. Por isso, é fundamental que possamos respaldar a categoria para que saibam como agir para evitar atitudes discriminatórias e estigmatizadas. O objetivo é criarmos condições dentro das escolas para que professores e alunos possam aprender e ensinar o convívio com as diferenças que naturalmente existem entre todos”, destaca Solange.

As inscrições para o evento são limitadas. Faça seu cadastro no link e garanta sua participação!
INSCRIÇÃO bit.ly/FormularioInscricaoSeminario

Confira a programação:

Manhã

8:30 – Abertura/apresentação

9:00 – Mesa 1 – História do Movimento LGBT – 50 anos de Stonewall e conjuntura atual do ativismo (Célio Golin – Integrante da direção do Grupo Nuances)

9:45 – Mesa 2 – Associação Mães pela Diversidade – Famílias reunidas na luta pelos direitos dos LGBTs (Mães pela Diversidade RS)

10:30 – Intervalo

10:45 – Mesa 3 – Formação de Educadores e as questões de gênero e diversidade – Gabriela Iablonovsk, Esp. em Educação e Ramiro Catelan, Doutorando em psicologia PUC/RS

12:00 as 14:00 – Intervalo almoço

Tarde

14:00 – Mesa 4  – Escolas inclusivas desde a Educação Infantil – Professor Marcelo Silva (Dr, em Educação)

14:45 –  Mesa 5 – A educação e a Transfobia – experiências de luta e inclusão – Claudia Penalvo, Doutoranda em Educação e integrante do Grupo SOMOS e Helena Soares Meirelles, Professora da Rede Municipal de Porto Alegre

15:30 – Mesa 6 – A Diversidade no contexto da CNTE – José Christovam de Mendonça Filho, Coordenador coletivo LGBT da CNTE

16:15 – Intervalo

16:30 – Mesa 7  – Políticas Públicas para a comunidade LGBT – Deputada Maria do Rosário e Prof. Silvana Conti, Professora Aposentada da Rede Municipal de Porto Alegre e Vice Presidenta da CTB

18:00 – Encerramento

Notícias relacionadas