Na manhã desta segunda-feira (26), os diretores do CPERS, Daniel Damiani e Valdete Moreira juntamente com a direção do Núcleo 38º (Porto Alegre), participaram do Ato em frente a E.E.E.F. Professora Luiza Teixeira Lauffer, localizada no bairro Rubem Berta na capital. A mobilização é contra o fechamento de turmas do 6º ao 9º ano, os estudantes destas séries foram transferidos para a E.E.E.F. Padre Leo.
“As comunidades estão sendo pegas de surpresa, um total desrespeito. O fechamento de escolas prejudica centenas de famílias. O governo ao invés de buscar alternativas para melhorar o ensino considera mais econômico fechar escolas “, afirmou a diretora do CPERS, Valdete.
Para o diretor do Sindicato, Daniel, Sartori está no processo de municipalização. “Mais do que nunca temos que nos unir contra a municipalização. A comunidade escolar tem que lutar contra esses fechamentos de escolas, turmas e turnos em todo o Estado. Não podemos permitir que ao invés de construirmos mais escolas, abrirmos mais turmas o governo feche as que temos, que estão atendendo centenas de crianças”, concluiu.
O CPERS orienta aos seus 42 Núcleos a mobilizarem a comunidade escolar para impedir que o processo de municipalização pretendido por Sartori avance. Para isso, é necessário que os Núcleos realizem o levantamento dos casos em suas regiões e informem a Direção Central do Sindicato, através da secretaria geral ([email protected]).