Debater os desafios do movimento sindical sob a ótica de jovens educadores(as), avaliar as perspectivas do mundo do trabalho e a atuação do Departamento de Juventude do CPERS são os objetivos do 3º Encontro do Coletivo de Juventude, que ocorre em Porto Alegre nos dias 7 e 8 de junho.
Cada núcleo do CPERS indicará um representante para integrar o coletivo, que também contará com jovens que compõem o Conselho Geral da entidade. O encontro será aberto para demais interessados, com vagas limitadas.
“A participação e a integração de jovens filiados é um dos maiores desafios dos movimentos sindicais de todo o país. O encontro é fundamental para entender os anseios da categoria que está no início da carreira e organizar a luta frente à conjuntura estadual e nacional”, explica Daniel Damiani, diretor do departamento que articula as políticas do segmento.
O encontro também prevê momentos de confraternização e formação, com discussões com representantes de centrais sindicais e pesquisadores(as) das áreas de sociologia e de educação. Trabalhadores(as) da educação com até 35 anos de idade podem realizar sua inscrição no formulário abaixo:
Confira a programação completa:
3º Encontro do Coletivo de Juventude do CPERS
7 de junho
18h
18h
– Dinâmica de acolhimento
– Análise de conjuntura:
Profa. Helenir Aguiar Shürer, presidente do CPERS
Letícia Raddats, secretária de Juventude da CUT/RS
Rodrigo Callais, secretário de Juventude da CTB/RS
Gleisson Minhos, presidente da UGES
21h
– Confraternização (pizza e música ao vivo no Espaço 900 – Cidade Baixa)
8 de junho
8:30
– Apresentação de trabalhos de pesquisa e debate sobre os desafios da sindicalização de jovens.
– Jovens Trabalhadores e o Movimento Sindical: Percepções e Participação Sindical,
Mariana Hansen Garcia, Economista, Mestre em Sociologia pela UFRGS
– Dificuldades e possibilidades da sindicalização de jovens no CPERS Sindicato, Daniel Damiani, Diretor do Departamento de Juventude
11h
– Avaliação das ações do Departamento de Juventude, discussão em grupos.
12h30
Almoço
14h
– Síntese da discussão em grupos e encaminhamento das próximas ações.
15h
– Atividade de formação: A atualidade e a importância da pedagogia de Paulo Freire, com Fernanda Paulo, Pedagoga, Mestre e Doutora em Educação, militante da Educação Popular
17h
– Encerramento