CPERS pressiona IPE Saúde para garantir atendimento em hospital de Guaporé


Na tarde desta quarta-feira (26), representantes do CPERS reuniram-se com o presidente do IPE Saúde, Paulo Afonso Oppermann, para debater a situação da Associação Hospitalar Manoel Francisco Guerreiro, de Guaporé. O encontro, realizado a pedido do Sindicato, buscou alternativas para garantir o atendimento pelo convênio no único hospital do município, que atualmente não atende as(os) seguradas(os) do IPE Saúde.

O impasse faz com que servidoras(es) públicas(os) que contribuem mensalmente para o plano precisem recorrer ao Sistema Único de Saúde (SUS), sobrecarregando a rede local, ou se deslocar para outras cidades em busca de atendimento.

A reunião contou com a presença da representante do Sindicato no Conselho Administrativo do IPE Saúde, Glaci Weber, da diretora do 3° Núcleo (Guaporé), Marili Grosselli Toldi, além da diretora-geral do Hospital de Guaporé, Marlis Bergmann, do representante do poder público municipal, Luis Carlos Fava, e da assessoria jurídica da autarquia.

O principal tema do encontro foi a proposta de implantação de um “Convênio Global” com a Associação Hospitalar Manoel Francisco Guerreiro. Esse modelo permitiria que o corpo clínico do hospital, mesmo sem vínculo direto com o IPE Saúde, atendesse a demanda das(os) seguradas(os) e autorizasse todos os procedimentos ofertados pela unidade hospitalar, sem custos adicionais.

“Nós, como conselheiros do CPERS no IPE Saúde, solicitamos essa audiência com o presidente, pois acreditamos que essa proposta é bastante importante, porque tira a possibilidade de cobranças extras, que os médicos costumam fazer. No momento que o hospital faz esse câmbio, tira a possibilidade de estarem cobrando taxas para cirurgias ou exames, por exemplo”, destacou Glaci Weber, representante do Sindicato no Conselho Administrativo do IPE Saúde.

A diretora do 3° Núcleo (Guaporé), Marili Grosselli Toldi, reforçou a importância da proposta para a região. “Diante das precariedades e dificuldades encontradas pelos usuários do IPE Saúde na nossa região, unimos esforços e ações em busca desse Convênio Global com o Hospital de Guaporé. A audiência de hoje com o presidente Paulo Oppermann e a assessoria jurídica do IPE foi de extrema importância para expor aspectos pertinentes em busca da concretização deste Convênio”.

A proposta será agora encaminhada para análise. Enquanto isso, o CPERS segue na luta por melhorias e pela ampliação do atendimento do IPE Saúde em todo o estado. Desde a reforma do governo Eduardo Leite (PSDB), que aumentou as taxas cobradas das(os) servidoras(es), as(os) usuárias(os) do plano não viram esse aumento se traduzir em melhorias no atendimento. O Sindicato reforça seu compromisso com um IPE Saúde público, de qualidade e acessível para todas e todos.

Notícias relacionadas

Na manhã desta quinta-feira (24), representantes de diversas entidades que …

24/04/2025

Na tarde desta quarta-feira (23), o Departamento Intersindical de Estatística …

O CPERS expressa solidariedade à greve convocada pelos sindicatos de …